terça-feira, 7 de julho de 2015

MAIS DE 174 CIDADÃOS NACIONAIS LUNDA TCHOKWE CONTINUAM DESAPARECIDAS PASSADOS 8 DIAS, DA DATA EM QUE FORAM RUSGADAS PELA POLICIA DE CAFUNFO

MAIS DE 174 CIDADÃOS NACIONAIS LUNDA TCHOKWE CONTINUAM DESAPARECIDAS PASSADOS 8 DIAS, DA DATA EM QUE FORAM RUSGADAS PELA POLICIA DE CAFUNFO




Não existe sinal de vida para mais de 174 cidadãos nacionais Lunda Tchokwe, rusgados na semana passada na localidade de Cafunfo, Município do Cuango, Lunda-Norte, objecto de várias denúncias na Rádio Despertar, a Voz de América, na Rádio França Internacional e na Rádio DW da Alemanhã.



De acordo com informações de fontes da própria Policia, o grupo de 174 pessoas, esteve dividido e enviadas para várias direcções; Comuna do Loremo, Caungula, Xá Muteba e via Saurimo. Destas informações nenhuma pode ser considerada veridica, porque as autoridades Policiais e o Governo da Lunda Norte é que em última instância deve-se pronúnciar.



A verdade é que, não há sinal, as autoridades governamentais estão silenciosas como de nada esta acontecer, a sociedade em Luanda bem tranquila, porque se trata do povo Tchokwe.



Massacres já tiveram lugar no KAMBAU e JARIBU na localidade de Calonda e Lucapa, ceifando a vida mais de 8000 cidadãos em  Dezembro de 1995, naquela altura o MPLA justificou o massacre, dizendo que eram gentes da UNITA, misturados com garrimpeiros, naquela altura a Lunda Tchokwe vivia estado de sitio.


O desafio é que, se as 174 cidadãos nacionais Lunda Tchokwe, estão com vida, sejam apresentados na TPA  nas próximas 72 horas, e as localidades onde estão presas.




A comunidade internacional; a ONU, a U Europeia, a U Africana, as organizações de defesa dos direitos humanos de Angola; AJPD, Mãos Livres, CC, OPEN SOCIETY, OMUNGA entre várias e, internacionais; Amnistia, HRW etc,. Não deveriam ficarem indiferentes do que se esta a passar na LUNDA, estas pessoas foram rusgadas de dia, a população acompanhou todo o acontecimento da semana passada em Cafunfo.