quarta-feira, 29 de julho de 2015

ALFABETIZADORES NA LUNDA SUL HÁ DEZ MESES SEM SALÁRIOS MANIFESTAM DESCONTENTAMENTO COM A GOVERNADORA CANDIDA NARCISO

ALFABETIZADORES NA LUNDA SUL HÁ DEZ MESES SEM SALÁRIOS MANIFESTAM DESCONTENTAMENTO COM A GOVERNADORA CANDIDA NARCISO




 Um grupo de alfabetizadores de Saurimo e Muconda na Lunda - Sul que não precisaram a identificação, manifestaram o descontentamento há este Blog do Protectorado Lunda Tchokwe, apontando o dedo ao Director Provincial de Educação com a cumplicidade da Governadora, de pouco estarem interessado a solucionar o pagamento dos salário de alfabetizadores daquela Província.


Já la vão cerca de dez meses que a entidade de direito não se preocupa fazer o pagamento dos salários dos referidos funcionário que desde já sofrem uma exclusão socioprofissional, pelo facto os seus problemas além de não ser do domínio Público, nem de sindicalizado.



A Lunda-Sul no contexto angolano é uma das província com taxa de analfabeto mais acentuado. Ajunta-se também a questão do Kuando Kubango, Moxico e Lunda-Norte, relativa ao analfabetismo, embora nestas três províncias não se regista o contrário com os salários postos a disposição dos educadores da língua de Camões.


As políticas do governo sobre a alfabetização na região são de poucos incentivos para a redução do índice de analfabetos; Agrava-se  ainda mais com a situação dos alfabetizadores descontentes pelo facto do governo local em manter-se sereno e silencioso face a actual situação, que nem se quer dá explicação do atraso que se regista no pagamento das mensalidades.


De recordar que num dos encontro com a governadora Candida Narciso, teria apontado o dedo acusador ao Director da Educação Provincial Sr. Isaias Sacagima, que por sua vez não conseguiu justificar a situação. Passado mais de oito meses o quadro contínua na mesma, nem água vai nem água vem.



Desta feita, o que se entende é que o actual Director como marioneta tem-lhe sido de habito manobrador de situações claras usando editoriais de jornais privadas para contraverter o quadro de descontentamento dos docentes alfabetizadores camuflando documentos e ofícios institucionais.


Por Ngongo Manuel em Saurimo
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif