terça-feira, 24 de março de 2015

POR ORDENS JES/MPLA, IGREJA IEIA EXPULSA CRENTES QUE SÃO ACTIVISTAS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

POR ORDENS JES/MPLA, IGREJA IEIA EXPULSA CRENTES QUE SÃO ACTIVISTAS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE




O estatuto do MPLA, parte III, capitulo I, alinea 1.8 – O MPLA e a Religião, diz claramente que  Angola é um estado laico, que reconhece  e garante a liberdade de consciência dos cidadãos, igualdade das igrejas, reconhece a acção das igrejas na consolidação  da Paz e a defesa dos valores morais e éticos da sociedade.




O n.º 1 e 2 do artigo 2.º da actual constituição, diz que Angola é um estado democratico de direito que tem como fundamento a soberania popular, o primado da constituição e da lei, a separação dos poderes e a interdependência de funções, a unidade nacional, o pluralismo de expressão e de organização politica, entre outros, quer dizer, “Garante o direito de liberdade de expressão ou de falar, de agir em consciência, de reuniões, de manifestações e de associações e de outras formas de liberdade de expressão”.



Quais são as outras formas de liberdade de expressão que a constituição plasmou? Porque ameaçar igreja IEIA? Se temos activistas na igreja Catolica, Tocoista, Metodista, Assembleia de Deus Pentecostal, Igreja Universal entre outras?



O regime ditatorial JES/MPLA, endereçou cartas a lideres da igreja IEIA, advertindo-os de expulsar crentes que são activistas do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, tendo proibido a igreja em não realizar qualquer actividade Biblica Religiosa, se não acatasse as orientações do regime.



A Liderança da Igreja IEIA, em reuniões nas suas paroquias, tem convidado seus crentes conotados com o Movimento do Protectorado para abandonarem a igreja, desde Luanda; Cuango, Caungula, Cafunfo, Saurimo, Cacolo, Luena e outras localidades, esqueceu o MPLA que alguns Missionários bem conhecidos, publicamente fazem homilias a seu favor e ele bate palmas, quando acontece o contrário, vem ameaças.



O regime ditatorial JES/MPLA Partido Marxista Leninista, nos anos 80 á 90 do monopartidárismo, não reconhecia a igreja, nem a acção exercida pelas lideranças religiosas, como Camaleão que é, adaptou-se de noite para o dia a nova situação.



A carta que publicamos demonstra claramente a arrogância do regime de violar sistematicamente a constituição genuína de acordo com os pronunciamentos do Presidente José Eduardo dos Santos em 2010, quando promulgava a mesma.



Muitos dos crentes expulsos, estão firmes a continuar  no Movimento do Protectorado e fieis a DEUS, eles continuarão nas suas residências a orar, para Deus Perdoar José Eduardo dos Santos, porque não sabe o que esta a fazer.



Os crentes não são igreja, eles são livres de escolher por sua própria consciência, sem coação, mas tudo no limite da lei, o seu destino dentro da liberdade de expressão e pluralismo de ideais.



O Movimento do Protectorado, esta solidária com todos os filhos Lunda Tchokwe, crentes da IEIA que estão a enfrentar reuniões de coação, que estão sendo expulsos, ameaçados e perseguidos como fizeram com JESUS CRISTO, que se mantenham firmes nos vossos princípios.



A Lunda Tchokwe é uma bola de neve, quando mais somos apertados, mais solidificamo-nos, tornamo-nos numa pedra, que é a unidade coesa das nossas aspirações; AUTONOMIA DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE, igual a Escócia no Reino Unido.




UNIDOS VENCEREMOS!..