sexta-feira, 13 de março de 2015

ACTIVISTAS DO PROTECTORADO CONTINUAM PRESOS ILEGALMENTE EM KAKANDA, PGR DA LUNDA NORTE SEM SOLUÇÕES PARA OS INCRIMINAR




No dia 9 de Fevereiro do corrente ano, na localidade de Cafunfo, municipio do Cuango, o Comando da Policia invadiu a residência do cidadão Oliveira por volta das 4 horas da madrugada sem mandado de busca ou vistoria emitido pela autoridade competente para esses efeitos, levaram consigo 225 T-Shirts do movimento do protectorado.



A acção da Policia provocou tumultos naquele dia, com a população de Cafunfo que invadiu a Unidade, e a policia ter feito mais de 40 prisioneiros que 4 dias mais tarde, deram soltura 36 elementos incluindo o cidadão Oliveira Caetano.



Contudo, a policia manteve os 4 membros na cadeia para além de terem sido barbaramente torturados; trata-se dos cidadãos Domingos Coqueiro, de 45 anos de idade; Alexandre Sauanuque, de 52 anos de idade; Zeca Samuimba, de 52 anos de idade e Belo Efecio, de 70 anos de idade respectivamente.



Com a soltura do cidadão Belo Efecio, os outros 3 Activistas do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, foram encaminhados para o Dundo na cadeia da Kakanda, onde se encontra a mais de 32 dias, sem crime, por terem vestido uma T-Shirt do Movimento com dizeres, “I LOVE LUNDA TCHOKWE”.


Até a presente data a procuradoria Geral no Dundo, não emitiu qualquer pronúnciamento acerca da presença destes nossos camaradas na cadeia da Kakanda, não sabemos qual será a invenção que a Policia do ditador JES/MPLA, porque ela não é uma policia do estado angolano, mas sim, uma corporação privada ao serviço do regime no poder.


Essa Policia só sabe fabricar falsos testemunhos na altura em que  se clama por justiça,  quanto que na Lunda Tchokwe  os assassinatos e a tortura quase se está tornando na cultura do nosso povo, a vida humana já não tem valor, morrer na Lunda é hoje normal aos olhos do ditador e da sua casta sangrenta...



As 225 T-Shirts continuam sob custodia da Policia do Cuango, a mesma alega que a devolução das T-Shirts ao movimento do Protectorado, terá de ser feita com a presença de Advogados, porque existe um processo crime contra as T-Shirts.




Apelamos uma vez mais o apoio das organizações de defesa dos direitos humanos, angolana e internacionais, “EM ANGOLA A VIOLAÇÃO AOS DIREITOS È O PÃO DE CADA DIA”, uma T-Shirt não constitui crime!..