sexta-feira, 6 de março de 2015

MAFIA ANGOLANA VS RUSSIA NO KIMBERLITO DE CATOCA NA LUNDA-SUL

MAFIA ANGOLANA VS RUSSIA NO KIMBERLITO DE CATOCA NA LUNDA-SUL





O cidadão de nacionalidade russa,  Serei Mitiukhin é doravante o novo Director-Geral da Sociedade Mineira de Catoca (SMC), segundo decidiram os accionistas da companhia na sua ultima Assembleia Geral realizada no passado dia 25 de Fevereiro, em Luanda e na Lunda-Sul.




Mitiukhin, que é formado na áreas de geociências,   era até agora o director de operações para África da companhia diamantífera Alrosa, accionista da SMC e uma das gigantes mundiais do sector. 



De acordo com o estabelecido pelo accionistas,   a Sociedade Mineira de Catoca (SMC),  terá  dois directores-gerais adjuntos, ambos de nacionalidade angolana, e que serão indicados dentro de dias pela estatal  Endiama.




Com esta alteração de topo na SMC, os accionistas dão cumprimento aos estatutos da empresa que prevêem a rotatividade dos cargos de direcção para três anos  que podem ser renovados. O anterior DG, Ganga Júnior, indicado pela Endiama, esteve no cargo cerca de 20 anos, desde o arranque do projecto.




A SMC  Lda. é uma Empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) LLV (China) e Odebrecht (Brasil).



O Pior desta indicação não existe nenhum filho Lunda Tchokwe na Direcção das decisões do Kimberlito de CATOCA, um que era Engenheiro, foi afastado e enviado para uma Ceramica que nunca funcionou ao sul da Província.




De realçar que o  Catoca é a maior empresa no subsector diamantífero na colonia de Angola, Nação Lunda Tchokwe, sendo responsável pela extracção de mais de 78,2% dos diamantes  que o regime ditatorial JES/MPLA comercializa pelo mundo, onde tem a testa a filhaI  ISABEL DOS SANTOS.




Além do kimberlito de Catoca, que explora na Lunda Sul, a Empresa tem participação maioritária em concessões como a do Luemba, Gango, Quitúbia,  Vulege, Tcháfua, Luaxe e Luangue.





O silêncio dos intelectuais da Nação Lunda Tchokwe!..