sábado, 1 de fevereiro de 2014

Regime JES/MPLA/Angola diz que quer Sahara Ocidental nas prioridades da União Africana

Regime JES/MPLA/Angola diz que quer Sahara Ocidental nas prioridades da União Africana



A questão do Sahara Ocidental e o direito do seu povo à autodeterminação devem constituir prioridade da agenda da União Africana, declarou hoje, quinta-feira, o vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente.  



Manuel Domingos Vicente fez este pronunciamento quando intervinha na XXII Cimeira de Chefes de Estado e de governo da União Africana, cujos trabalhos terminam na sexta-feira.



Afirmou que Angola é amiga dos povos Saharaui e do Marrocos, com os quais mantêm excelentes relações, pelo que augura que ambos possam conviver em paz e em harmonia.



O vice-presidente espera que o conselho para a paz e segurança da União africana reporte sobre os passos concretos dados com vista a implementação dos compromissos assumidos livremente pelas duas partes.



O Sahara Ocidental é um território na África Setentrional, limitado a norte por Marrocos, a leste pela Argélia, a leste e sul pela Mauritânia e a oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias.



Quando, em 1975, a Espanha abandonou a sua antiga colónia, a Mauritânia ocupou um terço do território e Marrocos ficou com o restante, invocando direitos históricos.



O controle do território é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário, que em 27 de Fevereiro de 1976  proclamou a República Árabe Saharáui Democrática (RASD).



A RASD é reconhecida internacionalmente por 50 estados e mantém embaixadas em 16 deles, sendo membro da União Africana desde 1984, mas não tem representação na ONU.