sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nzita Tiago: «FLEC/FAC está pronta para negociar com Angola»

Nzita Tiago: «FLEC/FAC está pronta para negociar com Angola»




Paris – O líder da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda / Forças Armadas de Cabinda (FLEC/FAC), Nzita Tiago, disse à PNN que a FLEC está pronta para negociar directamente com Angola e aguarda que José Eduardo dos Santos nomeie «urgentemente» uma delegação para iniciarem os contactos.

Fonte: PNN Portuguese News Network



Segundo o líder da FLEC/FAC «várias vezes» transmitiu ao presidente angolano a vontade do movimento independentista cabinda para negociar e «pôr um termo à guerra no enclave que se arrasta desde 1974», no entanto nunca obteve uma resposta concreta, disse Nzita Tiago.


Fazendo alusão ao encontro em Adis Abeba dos Ministros dos Negócios Estrangeiros africanos, que antecede a Cimeira da União Africana (UA), Nzita Tiago defende que os Estados africanos «devem incluir Cabinda na sua agenda para a Cimeira».


Para o líder da FLEC/FAC o estado de guerra em Cabinda e o prolongado impasse na resolução desse conflito tem impedido o desenvolvimento do enclave, mas também «tem fomentado cada vez mais um clima de tensão que subitamente poderá disparar nas cidades e traduzir-se em violência generalizada».


Por outro lado, para o líder da FLEC/FAC o conflito em Cabinda não deve ser encarado apenas como um «problema interno de Angola» dado que «envolve numerosos interesses económicos e políticos na sub-região» assim como implica directamente a Europa, EUA e Brasil «porque estes estão directamente envolvidos na questão através da cooperação, investimentos empresariais e semi-industriais».


Para Nzita Tiago o recente período de «calma aparente registada em Cabinda não trouxe qualquer efeito positivo para a abertura de canais de diálogo e negociações, dado que todas as possibilidades de diálogo foram minadas por alguns angolanos e cabindas que continuam a beneficiar do estado de guerra no enclave e a fazerem de Cabinda, assim como de supostas negociações, um verdadeiro comercio e negócio».


Nzita Tiago recordou que as tentativas precedentes de diálogo foram «compulsivamente travadas e boicotadas devido à falta de interlocutores fidedignos de ambas as partes», assim, defende o líder da FLEC/FAC, «qualquer diálogo deverá ser estabelecido por uma delegação da FLEC/FAC, e outra nomeada pelo presidente angolano, devendo estas respeitar escrupulosamente as instruções directas da chefia da FLEC e de José Eduardo dos Santos».


«Estou realmente convencido que José Eduardo dos Santos quer a paz em Cabinda, mas as pessoas a quem o presidente angolano delega o dossier de Cabinda não estão a tratar do dossier como o presidente quer», concluiu Nzita Tiago.