terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ASSASSINATOS QUE ACONTECERAM E NUNCA FORAM DIVULGADOS NA LUNDA TCHOKWE

ASSASSINATOS QUE ACONTECERAM E NUNCA FORAM DIVULGADOS NA LUNDA TCHOKWE





De lembrar que de algum tempo para cá, a região de Caungula, incluindo Cafunfo e Cuango, tem sido palco de violentos assassinatos, muitos deles ocultos que não chegam ao conhecimento público, por encobrimento ou porque as famílias ficam atormentadas com as ameaças dos agentes e criminosos de tais bárbaros actos.





Segue três casos de assassinatos que aconteceram no ano passado, que estiveram ocultas trata-se; Justino Mwassua, Filho de Mwassua Ngunza Manuel e de Sofia Mbango; de família kabango/Camaxilo. Nascido no dia 16 de Dezembro de 1955.



O malogrado foi atingido no dia 07 de Dezembro de 2013, por agente da Policia fronteiriça, o criminoso é o agente Kapochi,  no posto de Txihonguela. De acordo com os familiares do malogrado, a acção criminosa teve como pano da discórdia, dinheiro.







Os agentes no posto fronteiriço cobram dinheiros a população, quando o camponês não tem os valores solicitados, eles disparam contra a pessoa sem piedade. O infeliz por ter visto o distúrbio, tentou retirar, e é atingido no pé esquerdo. É evacuado no hospital de kajiji/RDC, onde acabou por morrer no dia 18 de Janeiro de 2014 peles 11h43 minutos, o criminoso anda solto e impune, continua a praticar outros actos.




O segundo caso, trata-se: Kaumba Katoko. Criança de 8 ano de idade; natural de Txihonguela/Caungula, ferido pela polícia nacional de Caungula, no bairro Kaluimbi, a 25 km da sede do referido Município.



O móbil da acção, deu-se por falta de 500,00 kz, por parte do motociclista que transportava a referida criança, para pagar ao polícia no posto. Deram com o pau contra o motoqueiro, que escapa no mais velho, bate na criança. O Administrador municipal Sr. Katoko, ordenou a prisão do agente da polícia, e a criança evacuar para o hospital do Kafunfo onde veio a falecer.



O terceiro caso tem a ver com o cidadão Jorge Uatxata, atingido por agente da polícia fronteiriço no Bairro Mwambo/Caungula, no dia 9 de Agosto de 2013, torturado depois pelos seus algozes que lhe cortaram o lábio e uma orelha e veio a falecer dias mais tarde, esteve mantido hospitalizado secretamente em um quarto sem acesso no Cafunfo.




Por Fiel no Cafunfo