segunda-feira, 7 de março de 2011

Visita de Isaías Samakuva nas Lundas, terra rica e uma populacao pobre - Por Manuela dos Prazeres

A população das terras da pedra preciosa (diamante) vive numa extrema pobreza, carecendo de bens de primeira necessidade, de assistência médica medicamentosa, de água potável, saneamento básico e de energia eléctrica, além de registar ainda um índice elevado de crianças fora do sistema normal de ensino

A população das terras da pedra preciosa (diamante) vive numa extrema pobreza, carecendo de bens de primeira necessidade, de assistência médica medicamentosa, de água potável, saneamento básico e de energia eléctrica, além de registar ainda um índice elevado de crianças fora do sistema normal de ensino. Foi esse quadro sombrio que o líder da UNITA constatou, durante a sua jornada de trabalho naquelas paragens.

No primeiro dia da sua mega digressão pelo leste de Angola, o presidente da UNITA, Isaías Samakuva inaugurou o comité municipal do Galo Negro em Cacuso. Já na capital das terras da Palanca Negra gigante, o líder do maior partido cumpriu o ritual de apresentação de cumprimentos de cortesia ao titular do executivo provincial, Boaventura Cardoso, tendo a ocasião prestado para uma abordagem sobre os diversos factores que dinamizam a vida policia, social e económica da região. Seguiu-se o encontro com o bispo local, Dom Luís Maria Perez.
No domingo 13, Isaías Samakuva proferiu uma palestra sobre Política económica e administrativa com membros da sociedade civil, das igrejas e partidos políticos e depois deslocou-se ao município de Cangandala, onde reuniu com os dirigentes e quadros da sua organização e realizou um comício político para as populações locais no campo de futebol.
Depois do acto de massas a que participaram milhares de pessoas, Isaías Samakuva e a comitiva que o acompanhava visitaram a ponte Salazar sobre o rio Kwanza, que faz a ligação entre às províncias de Malanje e Kwanza Sul, na via para as províncias do Bié e Huambo. No prosseguimento da sua visita, o mais alto dirigente da UNITA escalou, ainda em Malanje, a localidade de Kakulama. Com destino ao Saurimo, a capital da Lunda Sul, o presidente Samakuva escalou as localidades Xá-Muteba, Cuango, Cafunfu, tendo-se deparado com problemas sérios dado o mau estado da estrada que liga Cuango Cafunfu, (troço binda rico), onde a delegação viu- se obrigada a abandonar os carros e empurrar. Coisa inacreditável numa estrada que se diz ser a melhor da Endiama.

No Cafunfu, Isaias Samakuva e a comitiva que o acompanhava, ficaram surpreendidos pela calorosa recepção dos militantes e população em geral, que clamavam por melhores condições de vida, referenciadas na erradicação da pobreza, habitação condigna, saúde emprego e educação.

Realizou um comício que teve a participação de milhares pessoas, militantes do seu partido e a população local que afluiu em massa para escutar a mensagem do líder do maior partido na oposição em Angola.

Isaías Samakuva ficou informado sobre assassinatos que ocorrem nas áreas de garimpo, facto que está a deixar muita mulher viúva e crianças órfãs.

Para o líder do Galo Negro, é um acto criminoso matar os garimpeiros ilegais, sugerindo a sua detenção e entrega aos órgãos de justiça.

“É normal que as mulheres fiquem viúvas por motivo de doença e não por causa da riqueza do país”, afirmou.

Isaías Samakuva visitou o hospital do Cafunfu, tendo sido informado da falta de medicamentos, água potável. O funcionamento do estabelecimento hospitalar é assegurado por sete médicos dos quais um angolano.

No quarto dia 15, o líder da UNITA, trabalhou no Muxinda, Kapenda Kamulemba, Xinji, Xamikelengue, Muana Kimbundu e Kakolo. Nessas localidades Isaías Samakuva também falou com a população, visitou as administrações locais, reuniu com as autoridades tradicionais locais.

Já no dia 16, o líder do Galo Negro e sua comitiva escalaram a capital da Lunda Sul, Saurimo, onde depois da saudação de cortesia ao governo provincial, realizou um acto de massas bastante concorrido pela população local.

Isaías Samakuva teve na tónica dos seus discursos o projecto de sociedade da sua organização, como garante da satisfação das aspirações do povo, porque segundo disse, a “UNITA é o partido da esperança e de todos os angolanos”. Fez também referência às grandes preocupações apresentadas pelas autoridades tradicionais em todas as áreas por onde passou, lamentações que apontavam ao esquecimento por parte das autoridades governamentais do cumprimento das feitas e nunca satisfeitas.

No seu discurso, Isaías Samakuva fez menção aos 45 anos de existência da sua organização e do projecto de sociedade da UNITA, que é o atende as aspirações do povo angolano.

“Queremos que os dirigentes deste país também venham por terra para poder constatar o nosso sofrimento” desabafou um ancião na Comuna de Muana Kimbundo, que se queixou de discriminação de que são vítimas as populações residentes no leste do país.

” Se estivéssemos próximos da fronteira, preferiríamos ir para um outro país”, lamentou o ancião.

A caminho do Lukapa, novamente na Lunda Norte, no sexto dia de trabalho 17, o líder da UNITA foi recebido com honras na regedoria do Rei Muatxissengue, com quem trocou impressões sobre o estado da Nação, tendo apresentado as preocupações que colheu das autoridades tradicionais.

O rei proferiu palavras de apreço ao ilustre visitante que depois prosseguiu a sua jornada rumo ao município do Lukapa, onde depois de apresentar cumprimentos de cortesia à administradora local, Isabel Pascoal, dirigiu-se às populações locais. O acto de massas realizado pelo presidente da UNITA parou a dinâmica da cidade, contou com a participação dos populares e um número considerável de motorizadas que circularam pelas artérias da cidade, apesar das vais estarem degradadas.

No dia 18 pela manhã, a caravana presidencial rumou para o Dundo, aonde chegou por volta de 9 horas. Domingos Oliveira, secretário provincial da UNITA pós ao corrente o líder do Galo Negro, sobre a dinâmica partidária na região.

Privilegiando o diálogo o presidente Samakuva visitou ao bispado local e manteve encontro com o bispo Dom José Manuel Imbamba, que se congratulou com a visita do líder da UNITA àquela região e apresentou preocupações de vária ordem, decorrentes da situação vivida pelas populações locais. O líder católico falou da violação dos direitos humanos, sobretudo na bacia do Cuango, do estado degradante das Dioceses, o mau estado das estradas, desemprego, tribalismo e feitiçaria que está na base de muitas infelicidades entre populações.

Do Dundo, partiu – se para Cambulo- Zage, para o contacto com a população local que também aguardava com expectativa, de onde a coluna presidencial voltou as 22 horas do mesmo dia.

Partindo do Dundo dia 19, escalou – se o Saurimo, onde o presidente reuniu – se com o executivo provincial local.

Dia seguinte 20 portanto, partiu para o município do Dala, passando pelo sector do Luachimo e Kamanongue antigo Busaco, com a mesma agenda de trabalho, prosseguindo para o Moxico, onde embora tendo chegado de noite, foi recebido calorosamente pelos militantes do seu partido a 12 quilómetros da cidade com motoqueiros, canções enfim.

No dia 21, foi recebido pela vice governadora da província para uma saudação de cortesia e ouviu das autoridades locais, aquilo que são as suas preocupações e opiniões.

A sua jornada, terminou com a cerimónia do nono aniversário do presidente fundador, Dr. Jonas Savimbi, rumando para o cemitério municipal do Luena, depositando a coroa no túmulo.

Vindos da homenagem, realizou um acto de massas defronte ao secretariado provincial do seu partido.

É de salientar que o líder da UNITA, em todas as localidades por onde passou, mereceu o apoio incontestável da população, manifestado em moções de apoio, e ofertas.