sexta-feira, 18 de março de 2011

Por força de circunstâncias - Ministra da Cultura da RP Angola Rosa Cruz e Silva Promove cultura LUNDA TCHOKWE

Libertados 33 activistas das Lundas, sete ainda estão presos
Os activistas libertados não têm comida, nem dispõem de transporte para regressarem às suas terras de origem





O depoimento de Zecamuxima na VOA Hoje 18 de Março de 2011


Trinta e três dos activistas e membros do Protectorado das Lundas-Tchokwe, que se encontravam presos na cadeia de Kakanda no Dundo, já estão em liberdade desde quinta-feir à noite. Ainda na cadeia permanecem sete outros activistas, entre os quais o dr. Jota Filipe Malaquito.Decorrem, entretanto, démarches por parte do advogado dos detidos, o dr. David Mendes, que se desloca à Lunda Norte para tratar da libertação dos seus constituintes ainda encarcerados.

Zecamuxima, que é o porta-voz do movimento das Lundas, disse à VOA que os activistas libertados não têm comida, nem dispõem de transporte para regressarem às suas terras de origem, algumas a 600 quilómetros de distância.Todos eles passaram a noite numa paróquia de uma igreja, que os acolheu provisoriamente, persistindo grandes dificuldades para os fazer deslocar do Dundo, onde se encontram, para o Kafunfu, terra de residência de alguns.

Zecamuxima considera que a libertação dos seus elementos constitui uma vitória para Protectorado das Lundas-Tchokwe, adiantando que o processo reivindicativo junto das autoridades de Luanda vai continuar para encontrar uma solução para as suas reivindicações.

Fonte: VOA