sexta-feira, 18 de março de 2011

Depois da libertação dos Activistas detidos desde 2009, agora o Governo Angolano deve dar o 2.º Passo, as conversações de acordo com SG do Manifesto

TRIBUNAL SUPREMO DECIDE A FAVOR DA LIBERTAÇÃO DOS ACTIVISTAS DAS LUNDAS


Activistas do “Protectorado da Lunda-Tchokwé” podem ser postos em liberdade a qualquer momento por decisão do Tribunal Supremo, que atende, assim, a um pedido de “habeas corpus” interposto pela defesa.

O Secretário-geral do Movimento do Protectorado, José Mateus considera uma vitória a libertação dos activistas, mas garante que a luta reivindicativa vai continuar.


“Foi mais uma vitória do protectorado das Lundas Tchokwé, o mais importante é a decisão do tribunal, temos a certeza que menos dias as pessoas terão que estar fora” - disse.

“A questão tem a ver com a burocracia e também os que estão na Lunda Norte estão distantes, mas acreditamos que até a próxima semana todo esse pessoal terá que estar fora das cadeias” - assegurou.

Vencida esta balha, resta agora, segundo José Mateus, o pronunciamento do Governo angolano sobre a reivindicação do movimento: a autonomia administrativa e financeira efectiva das Lundas.

“Vencemos é uma batalha judiciária, mas o governo ainda não se pronunciou, estamos a espera o segundo passo e esse passo deve ser breve” - referiu.

“O governo deve pronuncia-se para um diálogo que põe as coisas nos seus carris, para a boa convivência dos angolanos e para o bom desenvolvimento do país” - instou.

“Serão 36 indivíduos que estarão em liberdade, temos ainda mais outro processo de cinco pessoas que já tinham sido sentenciados, estes não vão sair ainda nessa leva, mas que terão que sair também porque já tinham sido condenados por crimes contra a segurança do Estado” – informou ainda.

Fonte: O APOSTOLADO