domingo, 3 de outubro de 2010

Em vespera de julgamento de membros do Manifesto, aumenta graves denúncias de irregularidades e ameaças as populações


Fontes ligadas ao tribunal Provincial da Lunda – Norte, disse a CMJSPLT que o Dr.º Jota Filipe Malakito, será transferido de Luanda para o Dundo dia 8 de Outubro de 2010, onde vai enfrentar no dia 12 do mesmo mês a primeira sessão de julgamento, no processo N.º 3450 – B/2009 (Processo N.º 8001/2010 Tribunal Supremo) em que é acusado de “Crime contra a Segurança de Estado”, com mais 34 membrod do Manifesto, todos detidos desde abril de 2009.

Desta vez o Tribunal PLN, notificou o Advogado de defesa, Dr. Alberto Waka, que estará presente, embora ao longo dos 18 meses, não lhe foi dada a possibilidade de familiarizar-se com o processo, porque o poder judicial não permitiu que ele tivesse acesso ao mesmo.

Sabe-se também que o Juiz Sr Alexandré Sabastião Felix, veio a Luanda de Emergência para receber instruções das Autoridades do Governo Central, ou a encomenda “possívelmente e como é de praxe”, da sentença que já se adivinha…

Por outro lado, o Governador da Lunda – Norte, Ernesto Muangala, vem desde há 20 dias a fazer uma campanha a nível dos Municipios da Província, advertindo as populações locais para não comparecerem no tribunal no dia de julgamento, esquecendo que o Dr.º Malakito e os pares são naturais de Cambulo e Dundo, seus familiares e amigos vivem nesta localidade. Esta campanha do Governador, visa também chamar atenção aos Professores, estudantes, Directores de Escolas e as autoridades Tradicionais, aos quais já terá ameaçado de cortes salariais e outros beneficios se estes ousarem desafia-lo e comparecerem ao julgamento.

Os Comandos Provínciais da Policia Nacional da Lunda-Sul e Lunda-Norte, tomaram já as medidas de segurança para a partir do dia 7/10/2010, impedirem caravanas de viaturas com passageiros com destino a cidade de Dundo, temem que possa acontecer o pior, manifestações ou animos elevados da população que já anda desgastado com o Governo do Regime.

Uma brigada da PIR – Policia de Intervenção Rápida, e um contigente das FAA foi reforçado no Dundo, Cambulo e Lukapa. Metidas suplementares serão tomadas nos proximos dias. A população local esta apavorada com o que esta acontecendo.

A mesma fonte, disse-nos temer sobre a vida e sorte do Dr Jota Filipe Malakito, porque informações secretas dizem que os micros aos quais ele deverá usar a palavra, poderão estar envenenados ou outra variante poderá ser utilizada para dar fim a sua vida, luvas envenenadas, casacos etc., esta informação é já do conhecimento generalizado das populações de Dundo, Lukapa e de Saurimo.

Por fim, a fonte assegurou-nos que devido a muita irregularidade no processo, o Juiz terá outro argumento para fazer valer a sua pronúncia, o crime chamado divisão do país, já que ao longo dos 18 meses que os arguidos estiveram detidos, o Governo e a Casa Militar da Presidência da República, tentaram criar vários factos que nunca foram provados. No Hospital de São Paulo e na cadeia de Viana, foram enviados agentes para tentarem comprar o Dr Jota Filipe Malakito com conversas fiadas, para que depois fosse incriminado no acto de julgamento.

De recordar que o Dr. Malakito, foi raptado no dia 14 de Maio de 2009 em Luanda, no Bairro de São Paulo pelo Comando da Casa Militar afecto a presidência da República.