quarta-feira, 19 de setembro de 2018

MORRERAM 14 CRIANÇAS NO DIA 17 DE SETEMBRO NO HOSPITAL CENTRAL DE CAFUNFO


MORRERAM 14 CRIANÇAS NO DIA 17 DE SETEMBRO NO HOSPITAL CENTRAL DE CAFUNFO



Fonte ligada ao Hospital Central de Cafunfo, município do Cuango, na Província da Lunda – Norte, disse que só no dia 17 de Setembro registou nesta unidade de saúde a morte de 14 crianças. De algum tempo para cá, o número de mortes tem estado a aumentar diariamente entre 5 à 10 óbitos, maioritariamente criança.


O Hospital carece de tudo, desde os medicamentos aos técnicos sanitários e médicos especializados.


Uma ronda de rotina efectuada pela nossa equipe, pode constatar o elevado número de crianças e mais velhos doentes no hospital Central de Cafunfo, testemunhamos o acumular de 4 a 6 crianças na mesma cama, o que pode agravar mais a situação destes doentes com patologias diferentes.


No passado não distante, havíamos denunciado as mortes assustadoras em Cafunfo, o Governador Ernesto Muangala na altura acusou as populações por falta de higiene e saneamento básico nos microfones da TV Zimbo que havia deslocado uma equipe de reportagem ao Cafunfo.


O Governador Muangala negou a existência de tais mortes publicamente, mas na altura a TV Zimbo testemunhou a veracidade das informações veiculadas, como também deputados que visitaram Cafunfo na mesma data deram como verdade as informações.


A Ministra da Saúde Sra. Sílvia Lutukuta, diante desta avalanche de mortes nunca se dignou visitar a Lunda porque não é terra angolana, não lhe interessa se os tchokwes morrem, não existe preocupação nas estruturas centrais do Governo do MPLA para com a população do Reino Lunda Tchokwe.


Não resta outra saída, senão a de pedir a comunidade internacional, as Organizações não Governamentais (ONGs) sobretudo a Organização Mundial da Saúde (OMS), intervir apoiando as populações com medicamentos, técnicos e apoios institucionais com os seus governos para ajudar o povo Lunda Tchokwe nesta batalha silenciosa que esta a levar muitas vidas.


Por outro lado chamar o apoio da comunicação social, seja ela estatal ou privada a denunciar, a informar com veracidade a calamidade mortífera que se instalou na Lunda Tchokwe onde os Hospitais são meras casa onde se vai para buscar saúde, mas que o cidadão volta na caixa de madeira para ser enterrado.


Para além dos 14 que morreram dia 17 de Setembro de 2018, voltaremos a noticia com outros dados estatísticos dos meses de Julho e Agosto do corrente, onde se espelha o que esta acontecendo no Hospital Central de Cafunfo.


Será que desta vez o Sr. Governador Ernesto Muangala, Médico e membro do BP do MPLA vai novamente a TV Zimbo para dizer que as informações veiculadas são falsas?