sábado, 8 de setembro de 2018

DEPUTADOS ANGOLANOS HUMILHAM DEPUTADOS ORIGINARIOS DA LUNDA TCHOKWE EM SESSÕES PARLAMENTARES


DEPUTADOS ANGOLANOS HUMILHAM DEPUTADOS ORIGINARIOS DA LUNDA TCHOKWE EM SESSÕES PARLAMENTARES


 Fonte afecta a Assembleia Nacional Angolana, denuncia aquilo que chama de humilhação e submissão de opinião entre Deputados do MPLA e Deputados dos círculos provinciais, sobretudo quanto se trata daqueles originários de Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte; em sessões plenárias parlamentares em matérias que dizem respeito a situações socioeconómicas daquela extensa região.


Quanto aos Deputados afectos aos círculos eleitorais das regiões que representam, tentam defender questões do desenvolvimento sócio económico, a falta de investimentos e a descriminação votada aquele território, são logo rotulados de tribalistas, regionalistas e outros dizeres para desmoralizá-los a continuidade de defender o povo que os elegeu.


Normalmente são os Deputados do MPLA que no Parlamento não gostam de ouvir das desgraças e da pobreza, a falta de transportes, escolas, Hospitais condignos, da água e outros males daquelas populações. Destes replicam como uma situação genérica do país. Esquecem se de que a Lunda Tchokwe apesar da sua população activa maioritariamente jovem,  é das que maior numero de desemprego se regista, 88% segundo o registo estatístico recente.


A fonte disse que os Deputados do MPLA e da oposição oriundos daquela região são atacados violentamente; “vocês pensam que o vosso diamante vale tanto assim?” – são muitas vezes as palavras ouvidas no parlamento angolano. É pena os debates não são transmitidos por televisão para esconderem a sujeira dos infortúnios parlamentarista.


A fonte do parlamento angolano, disse, alguns deputados originário do Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, algumas vezes são ameaçados de pertencerem ao Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, para intimidá-los a não defender a desgraça da região.


De acordo com a fonte, por causa dos benefícios de valores económicos tais viaturas e outras mordomias, estes conformam comprando o silêncio pela humilhação.


 Falar dos recursos minerais que a Lunda comparticipa para orçamento geral do Estado e o enriquecimento ilícito da família MPLA constitui tabu para o regime reinante. A título de exemplo, basta lembrar o discurso do ex- presidente de Angola José Eduardo dos Santos sito: “ os diamantes da Lunda não chegam para construir km de estradas de Xá Muteba a Dundo ou para o Moxico”. Uma forma de ocultar a verdadeira importância dos diamante.



Os deputados foram eleitos pelo povo…