quarta-feira, 26 de setembro de 2018

COMUNICADO DE IMPRENSA SOBRE MANIFESTAÇÃO PACIFICA NA LUNDA TCHOKWE NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2018


COMUNICADO DE IMPRENSA

SOBRE A COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE MANIFESTAÇÃO PACIFICA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO A TER LUGAR NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2018 EM TODA LUNDA TCHOKWE



1.º
- O Movimento do Protectorado, comunica a toda sociedade a realização de uma manifestação pacifica em toda a extensão do território da Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, no dia 17 de Novembro de 2018, conforme a comunicação prévia entregue ao Presidente da Republica João Manuel Gonçalves Lourenço no dia 24 de Setembro de 2018, nos termos do artigo 47.º da CRA e da Lei N.º 16/91 de 11 de Maio.

2.º
- O Movimento do Protectorado, fundado em 2006, reivindica o direito natural do povo tchokwe a sua autodeterminação, reivindica a usurpação do protectorado Português Lunda Tchokwe 1885 – 1975, por Angola há 43 anos para cá.

3.º
- O objectivo central desta manifestação é para exigir do Governo do MPLA sob presidência de João Manuel Gonçalves Lourenço, o diálogo para o estabelecimento da Autonomia Lunda Tchokwe. Lembrando a comunidade Nacional e Internacional que ao longo dos últimos 12 anos da existência do Movimento do Protectorado, varias cartas foram entregues ao Governo que até a presente data nunca se dignou dialogar, mais 400 membros da organização já passaram nas cadeias do regime, para além da perseguição, violência e brutalidade Policial.

4.º
- O Movimento do Protectorado parte na realização das manifestações é porque não existe visão periférica de dialogar por parte do Governo do MPLA. Porque não existe o interesse político sobre a questão Lunda Tchokwe, um dossier que os movimentos de libertação de Angola (FNLA, MPLA e UNITA) bem dominam. E o silencio fulcral da Comunidade Internacional (ONU, EU, União Africana, entre varias instituições).

5.º
- Para a presente manifestação (17.11.2018), o Ministro do Interior, da Justiça, da Administração do Território, o Tribunal Supremo, a PGR, a Provedoria de Justiça, o Tribunal Constituinte, os Partidos Políticos (MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e BD) e as representações diplomáticas presentes em Luanda já foram comunicadas da realização da mesma.

6.º
- Chamar atenção da Policia Nacional na Lunda Tchokwe no sentido de protegerem manifestantes no dia 17 de Novembro de 2018.

Luanda, aos 25 de Setembro de 2018. -
O COMITÉ POLITICO DO PROTECTORADO
LUNDA TCHOKWE