segunda-feira, 25 de junho de 2018

POLICIA DENUNCIA: TENTATIVA DE FORÇAR SEXUALMENTE AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE MWENE KAPENDA KAMULEMBA NA CELA


POLICIA DENUNCIA: TENTATIVA DE FORÇAR SEXUALMENTE AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE MWENE KAPENDA KAMULEMBA NA CELA



Capenda, 25/06 – Fonte da Policia do Comando Municipal de Capenda Camulemba que pediu anonimato denunciou esta manhã aquilo que chamou – “Isto não se trata de violação de direitos humanos, isto que os meus chefes estão a fazer com Muanangana, parece mais retaliação, abuso de poder e vontade de ver o mais velho morto a pancadaria”.


A Fonte da policia de Capenda Camulemba denuncia, a quem sugeriu “forçar sexualmente pelo anu o velho Muacapenda, para testar a força de seu feitiço, dos seus mitos e o poder que ele tem de desafiar as autoridades governamentais Angolanas”.


Muakapenda, para além de ser uma entidade Tradicional, é um pai, chefe de família, avó e, sobretudo pessoa de respeitabilidade e honra entre nós povo Lunda Tchokwe, os crimes são resolvidos nos tribunais.


Forçar sexualmente pelo anu uma entidade Lunda Tchokwe é querer humilhar o nosso povo...


A mesma fonte revelou a possibilidade de envenenar o Regedor se não existir envolvimento imediato das autoridades e entidades que super entende da questão, devido, por um lado os responsáveis policiais de Capenda Camulemba de origem Bangala que o tem como inimigo étnico.


Por outro lado, a Policia de Capenda Camulemba há muito colocaram agentes infiltrados sob alçada do Muanangana, esperavam que ele escorregasse, a oportunidade surgiu para agirem conforme planificado.


Perguntamos qual seria a razão de retaliação? A fonte denuncia uma forte contestação étnica entre os Policias de origem Bangala e os outros Tchokwe. Aliás, em Capenda Camulemba os conflitos étnicos são ainda de longo termo, alimentados pelos responsáveis Administrativos do Governo da Província e de membros do MPLA.


O Próprio Governador Ernesto Muangala, que agora esfrega as mãos de contente, tem na pessoa do Regedor Muacapenda como seu pior inimigo, pelas denuncias por este, feitas através da Comunicação Social Internacional da má gestão e de não submeter-se aos desígnios dos ditames do regime.


Muanangana Muacapenda tem sido uma das entidades Lunda Tchokwe implacáveis quando se trata da injustiça sobre o povo, testemunhou no processo dos diamantes de Rafael Marques contra os Generais de José Eduardo dos Santos do MPLA nos tribunais em Luanda e Lisboa


MUAKAPENDA CONTINUA NU NA CELA


A esposa levou roupas e alimentos esta manhã, a Policia simplesmente deitou ao lixo a comida, rasgou as roupas e não foi permitido visitar esta entidade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe um grande defensor do Protectorado Lunda Tchokwe que seus bisavôs assinaram com Portugal 1885 – 1894.


O PGR do Cuango, na sexta feira 22 de Junho, reuniu com Muacapenda durante 45 minutos na cela, cá fora não transpirou muita coisa, havendo simples insinuações de que ele encobre estrangeiros da RDC, não passa de mentira, a verdade é a sua tenacidade em defesa do Protectorado.


Na noticia veiculada na pagina do MPLT sobre “A maldição do diamante”, denunciava-se a existência de mais de 800.000 mil ilegais na Lunda Norte e Sul, provenientes da RDC, Senegal, Mali, Nigéria entre outras nações de Norte e Oeste de Africa e como os Agentes e Responsáveis Policiais cobravam 1000 USD para permitir a entrada destes ilegais que posteriormente serão usados como força ou mão de trabalho barato.


Estes ilegais entram em Angola com a conivência da Policia de Angola, e, são usados como garimpeiros e dividem os lucros dos diamantes obtidos no garimpo, com ênfase nas localidades de Cafunfo, Cuango, Camaxilo, Calonda, Lucapa, Cambulo etc.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, esta a mexer com o xadrez  de jurisprudência para se esclarecer este pontual caso e as denuncia graves da brutalidade do Governo Angolano, com entrega nas próximas hora de uma carta de protesto ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, por causa das insinuações de agentes da Policia de Capenda Camulemba de forçarem sexualmente pelo anu a Autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe.