sexta-feira, 8 de junho de 2018

INTIMIDAÇÕES E PERSEGUIÇÕES NA VESPERA DAS MANIFESTAÇÕES CONVOCADAS PELO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE PARA O DIA 23 DE JUNHO

INTIMIDAÇÕES E PERSEGUIÇÕES NA VESPERA DAS MANIFESTAÇÕES CONVOCADAS PELO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE PARA O DIA 23 DE JUNHO


No dia 30 de Abril do corrente ano, o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe convocou manifestações para o dia 23 de Junho de 2018, com a comunicação previa da entrega de uma carta ao Presidente da Republica João Manuel Gonçalves Lourenço nos termos do artigo 47º da constituição de angola e da Lei n.º16/91 de 11 de Maio.

Esta comunicação em conformidade com a lei e a constituição foi também entregue aos Partidos Políticos: UNITA, CASA-CE, PRS, BD e FNLA, aos grupos parlamentares e ao Presidente da Assembléia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A previa comunicação nos termos do nº 2 do artigo 47º da CRA entregue ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, foi distribuída as cópias a Embaixadas e representações diplomáticas presentes em Luanda durante o mês de Maio de 2018.

De acordo com o oficio n.º0257/GAB.CHEFE CASA CIVIL/PR/038/2018, o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, escreveu outras cartas que foram entregues aos Governadores da Lunda – Norte Ernesto Muangala, da Lunda Sul Ernesto Kitekulo, do Moxico Gonçalves Muandumba e do Kuando Kubango Pedro Mutindi.

Passados que foram 40 dias desde a convocação da Manifestação com a entrega das cartas as entidades acima referenciadas, nos termos da Lei N.º16/91 de 11 de Maio, não recebemos nenhuma reclamação ou objecção para não realizar a mesma.

Ou seja, a manifestação esta devidamente autorizada e deve ter lugar na data indicada de forma pacifica com o objectivo de exigirmos o “DIALOGO E O ESTABELECIMENTO DA AUTONOMIA LUNDA TCHOKWE COMO ESCÓCIA DO REINO UNIDO”.

DENÚNCIAS DE INTIMIDAÇÕES E MOVIMENTOS POLICIAIS E DE FORÇAS ARMADAS NA LUNDA TCHOKWE

Informações e denuncias dão conta de um amplo plano da Policia Nacional e de Intervenção Rápida, com as Forças Armadas Angolanas para impedirem a realização da manifestação no dia 23 de Junho.

Em Cafunfo a Policia prendeu membros do Movimento do Protectorado sem motivos, trata-se dos senhores André Zende e o Sr Quinito. A policia ameaçou impedir a manifestação e que tem ordens superiores para dispersar manifestantes com disparos.

Uma fonte das FAA que pediu anonimato disse estar em curso uma operação para a localização dos responsáveis na manifestação e serem desviados e ou assassinados.

Mais de 40 viaturas da Policia de Intervenção Rápida esta a movimentar-se nas localidades de Cafunfo, Cuango, Xá Muteba, Capenda Camulemba e em Saurimo. Estão a deixar recados as populações para não aderirem à manifestação porque a policia irá matar sem piedade