sábado, 16 de junho de 2018

DENÚNCIA: POLICIA NACIONAL NO CUANGO AMEAÇA DISPARAR MORTALMENTE MANIFESTANTES DO POVO LUNDA TCHOKWE NO DIA 23 DE JUNHO


DENÚNCIA: POLICIA NACIONAL NO CUANGO AMEAÇA DISPARAR MORTALMENTE MANIFESTANTES DO POVO LUNDA TCHOKWE NO DIA 23 DE JUNHO



Lunda-Norte 15/06 – Na manhã de 15 de Junho de 2018, o Sr Intendente António Salvador Manuel da Silva, natural de Xá Muteba, Comandante da 2.ª esquadra de Cafunfo, na parada, alertou os policiais aqueles que são naturais de Cafunfo e outros que tem familiares que são membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, para absterem-se de participar da Manifestação que terá lugar sábado dia 23 de Junho, porque ele e outros comandantes em todo o território do Reino Lunda Tchokwe receberam ordens Superiores do Presidente de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço para matar.


Durante a parada informou veementemente que as FAAs, a PIR ou Policia de Intervenção Rápida, em todo o território da Lunda Tchokwe, foi mobilizada para derrotar uma vez para sempre o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe segundo as palavras do Intendente António Salvador Manuel da Silva, natural de Xá Muteba e Comandante da 2.ª esquadra Policial de Cafunfo que João Manuel Gonçalves Lourenço o Presidente de Angola deu Ordens para disparar mortalmente manifestantes do dia 23 de Junho.


A fonte Policial disse que o Intendente António Salvador Manuel da Silva, na parada desta sexta-feira 15 de Junho, disse que a Carta do Protectorado entregue ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço e o Oficio N.º0257/GAB.CHEFE CASA CIVIL/PR/038/2018, bem como outros documentos entregues pontualmente na Assembléia Nacional, Partidos UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, BD e ao corpo diplomático incluindo os Governos da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico e Kuando Kubango, são falsos e inventados pelo Movimento do Protectorado, estes documentos nunca chegaram a estas entidades, e que toda policia devem manter prontidão combativa 100%, vigiando qualquer aglomeração de pessoas, e actuarem imediatamente mesmo que não estejam a se manifestarem.


A mesma fonte disse que, o Intendente António Salvador Manuel da Silva, natural de Xá Muteba, Comandante da 2ª esquadra de Cafunfo que vão usar todo tipo de equipamento militar e de forças, desde policia secreta a paisana, a policia da guarda fronteira etc., e vigiar os passos de membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.


Estas mesmas declarações foram feitas a semana passada pelo Sr Joaquim Chiloy Comandante Adjunto Municipal do Cuango, nas mesmas condições, ou seja, em Parada militar da Policia.


A fonte que pediu anonimato da Policia disse que elementos idos de Malanje e de Dundo e outros vindos de Luanda já se encontram naquela localidade.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe não possui armas, não tem componente militar, porque é que o Governo Angolano e do MPLA têm medo para o diálogo?..


A força militar contra a população indefesa jamais irá impedir que o povo manifeste o seu clamor pela subjugação colonial de Angola, jamais irá impedir que o povo Lunda Tchokwe reivindique a sua autodeterminação.


Se o Governo de Angola do MPLA quer transformar as Manifestações Pacificas do Povo Lunda Tchokwe, como na fronteira entre Israel e Palestina ao povo Tchokwe não resta outra saída, senão continuar a sua luta...

Denúncia em actualização...