terça-feira, 5 de junho de 2018

JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, ANGOLA RESPEITA DIREITOS HUMANOS


JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, ANGOLA RESPEITA DIREITOS HUMANOS





" ANGOLA RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS " FOI MAIS UM ( JAJÃO )


" ANGOLA RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS " FOI MAIS UM ( JAJÃO ) OU ESTAMOS PERANTE UM PERVERSO ?


JOÃO LOURENÇO DIZER QUE ANGOLA RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS DÁ MOSTRAS DE TOTAL FALTA DE VALORES MORAIS !


Se considerando que valores morais são , os conceitos , guizos e pensamentos que são considerados certo ou errado por determinada pessoa numa sociedade , depois que ouvi João Lourenço dizer de boca cheia , embora com um ar de vazio moralmente , fiquei perplexo e ate hoje ainda pergunto que conceito sobre o respeito pelos direitos humanos tem afinal este senhor que os meus compatriotas são obrigados á considera-lo de seu presidente da republica ?


Quem sabe , estão a exigir muito de um senhor que em situações normais não seria presidente de Angola , que nem sabe ate que existem valores que são apresentados como universais presentes em quase todas as sociedades do mundo menos em Angola , valores estes que são primordiais que estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos ?


Então , se ele próprio foi ao sanatório e viu com os seus próprios olhos a forma como os doentes vivem , são tratados , constatou todas aquelas condições piores que certos currais de porcos mesmo no continente africano , vir dizer que em Angola se respeitam os direitos humanos ?


Será que não tem consciência de que somos o país do mundo com mais casos de assassinatos de jornalistas críticos do regime , com cadáveres prisioneiros , com as prisões rebentando de superlotação sendo 71% dos detidos sem processo nem julgamento , com casos de execuções nas cadeias pela via do choque eléctrico ( Caso Zacarias ) onde a catana foi ordenada como instrumento de tortura em pleno século XXI ?


Será que não sabe que os medicamentos que não existem nas farmácias e hospitais são vendidos nos portões , quando não na primeira esquina das mesmas unidades hospitalares e quem lucra raramente não são as mesmas pessoas ligadas ao ministério da saúde ? Será que não sabe que temos a casa mortuária mais nojenta se calhar do mundo porque matar , mandar matar e deixar morrer se tornou na coisa mais banalizada no país ?


Por mais que finge não saber que somos o país do mundo com mais casos de mortalidade infantil apesar de sermos o primeiro país com a primeira bilionária no continente , apesar de sermos o país que gasta biliões em festas , com a elite governamental mais corrupta do mundo , com o sistema judiciário mais fantasiado , com o maior índice de manipulações e fraudes eleitorais ainda assim dizer que Angola respeita os direitos humanos ?


Terá Angola mesmo na realidade sido já transformada numa espécie de selva moderna onde o regime na pessoa do presidente da republica faz o papel do leão , ou ainda é mesmo uma sociedade , tenho duvidas , onde os valores morais são essenciais porque ditam o comportamento , a forma de interação entre os membros e a ordem do cotidiano social angolano?


Dá para pensar , se o conceito de respeito pelos direitos humanos de um dito e tido como presente da republica sobre o respeito pelos direitos humanos é este , imagina-se , qual não será o dos seus comandados , num país onde á regra geral é obediência ás ordens superiores raramente não transformadas em leis?



Fórum Livre Opinião & Justiça


Fernando Vumby