sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ARMANDO MUTONDENO, RETOMA ACTIVIDADES DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO, DEPOIS DE 120 DIAS DE PRISÃO ILEGAL, A LUTA CONTINUA…

ARMANDO MUTONDENO, RETOMA ACTIVIDADES DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO, DEPOIS DE 120 DIAS DE  PRISÃO ILEGAL, A LUTA CONTINUA…



Saurimo, 11/09 - em reunião realizada final de semana, com uma presença massiva de membros, activistas e simpatizantes, Armando Mutondeno, Secretario Regional da Lunda-Sul do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, retomou oficialmente as actividades organizativas, administrativas e politicas, depois de ter estado preso ilegalmente por mais de 120 dias no estabelecimento prisional de “Luzia”.


Armando Mutondeno, ficou preso na sequência de ter ido, ao Governo Províncial no dia 5 de Maio do corrente ano, com uma carta para informar as autoridades competentes do regime angolano, sobre a realização naquele momento de uma manifestação pacifica nos termos do artigo 47º da CRA, por arrogância da Governadora Candida Narciso, o prendeu.


Na que teve lugar, a JUPLE- Juventude Patriotica Lunda Tchokwe e a UMULE – União da Mulher Lunda Tchokwe, participaram em grande e atentamente, ouviram as narrações prisionais porque passou Armando Mutondeno, tento encorajado seus colegas a continuarem a luta até a victória.


A nossa luta simboliza o resgate da dignidade e identidade do povo Lunda, simboliza o resgate da nossa terra, porque sem ela, é mesma coisa que, um homem sem alma. A grandeza da nossa luta, esta na união dos filhos Lunda Tchokwe” – disse Armando Mutondeno a concluir a reunião que teve dois pontos da agenda de trabalho; informação da estadia deste na prisão, o segundo ponto, o trabalho realizado no Secretariado Regional do Protectorado na ausência deste.


JUPLE LUNDA-SUL ESTRUTURADO EM CINCO COMUNAS


A margem da reunião, o Secretario Regional da JUPLE Lunda-Sul, Sr Osvaldo Adilson, informou que  uma nova estrutura funciona com cinco Comunas a nivel da cidade de Saurimo; Sambukila, Manauto, Txizainga, Luavuri e Candembe, convista a dar mais dinamismo as actividades mobilizativas da Juventude e levar mais longe a história da luta.


De acordo com o Osvaldo Adilson, esta foi a formula mais inteligente encontrada para que a organização juvenil do Protectorado Lunda Tchokwe possa penetrar no seio dos jovens e da população, afinal toda a nossa luta é para a libertação da imensa maioria do povo Tchokwe sob jugo colonial, e, é no seio do povo onde reside a força.


A JUPLE na Lunda-Sul, tal como a UMULE controla centenas de jovens nas suas fileiras, sobretudo estudantes Universitarios, jovens desempregados entre outros.



Osvaldo Adilson, disse que a juventude Tchokwe na Lunda- Sul, tem interpretado fielmente o princípio defendido pelo Presidente do Movimento José Mateus Zecamutchima, “Autonomia é um direito natural”, por ela vamos lutar até vencer e convencer o regime tiranico angolano. O nosso povo não deve ir  no dia das eleições as mesas de  voto em 2017, sem que haja o diálogo e se defina o futuro da Nação Lunda Tchokwe.


De acordo com aquele responsável da Juventude do Protectorado na região da Lunda-Sul, “estes foram os motivos que nos levaram a fazer a restruturação e a criação de comunas em Saurimo, para a dinamização do trabalho mobilizativo e o cumprimento atempado das orientações emanadas superiormente pela Direcção do Movimento”. Rematou a concluir.



Por Ngongo em Saurimo.