terça-feira, 28 de junho de 2016

SECRETARIOS DAS FINANÇAS REGIONAIS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE EM SEMINÁRIO METODOLOGICO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

SECRETARIOS DAS FINANÇAS REGIONAIS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE EM SEMINÁRIO METODOLOGICO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA



seminário metodológico de gestão administrativa teve lugar em Luanda, nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2016, destinou-se a Secretários Regionais das Finanças e Administração do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, vindos do Moxico, Lunda-Sul e Lunda-Norte.


Temas como o orçamento económico financeiro nas instituições, o planeamento financeiro, a contabilidade, as finanças, o imposto, organização administrativa e a cenários orçamentário  fizeram parte do leque do que foi ministrado.


Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planeamento, Programação e Orçamento, o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalisation des Choix Budgetaires, dentre outras.


Entendem-se por despesa todos os gastos da pessoa ou organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Receita é sinónimo dos provimentos recebidos, que também podem ser classificados basicamente em receitas patrimoniais (relativas a rendas geradas por propriedades), rendas extraordinárias (essencialmente oriundas de operações financeiras, como empréstimos a juros) e rendas tributárias, exclusivas de governos.


O perfil ideal para o gestor financeiro, o papel estratégico da área de finanças, as funções primordiais de um gestor financeiro, Trabalho em Equipe, Inovação, a disciplina no planejamento e controle, foram os subtemas que o seminário metodológico ministrou.


O Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, José Mateus Zecamutchimaassistiu ao encerramento do seminário e fez algumas considerações importantes sobre o evento, prometeu que mais seminário deverão realizarem-se nos outros sectores, como forma de preparar o homem cientificamente aos desafios futuros, sem esquecer de que, mais tarde ou cedo a Lunda Tchokwe  terá a sua Autonomia de Angola, por ser este um direito legítimo inalienável do povo Tchokwe,  direito histórico natural, reconhecido pela conferência de Berlim 1884 – 1885.



A Lunda Tchokwe constituir-se-a em um Estado com o seu governo como a Escócia, Irlanda do Norte no Reino Unido, Catalunha na Espanha e as Ilhas de  Açores e Madeira em Portugal.



José Mateus Zecamutchima ao finalizar a sua locução, disse aos presentes; “muitos de vocês irão dirigir os destinos políticos da Lunda, têm que se prepararem cientificamente para exercerem tais funções, acções que farão com os outros cidadãos  nacionais Lunda Tchokwe e Angolano que já exercem tais funções actualmente com o Governo do Presidente José Eduardo dos Santos, pois, eles sabem que Autonomia não é excluir ninguém, ao contrario é  ajuntar as sinergias de um só corpo para o desenvolvimento económico e justiça social…”,  concluiu.



Por Samujaia SNI