sábado, 4 de junho de 2016

MORREU NZITA TIAGO LÍDER HISTÓRICO E CO-FUNDADOR DA FLEC

MORREU NZITA TIAGO LÍDER HISTÓRICO  E CO-FUNDADOR DA FLEC


Lisboa – Morreu na madrugada  do dia 3 de Junho, num hospital nos arredores de Paris, Nzita Henriques Tiago, o presidente e co-fundador da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda / Forças Armadas de Cabinda (FLEC/FAC). De acordo com fontes do movimento independentista, o líder histórico que tinha o estado de saúde frágil desde 2010, internou ha cerca de uma semana, na sequência de complicações do estado avançado das diabetes que lhe impunham a fazer semanalmente dialises.

Fonte: Club-k.net

Nzita Tiago que faria 90 anos no dia 14 do próximo mês de julho vivia num lar dos idosos em Paris, cidade onde se refugiou  desde os finais dos anos 80.


Durante os últimos anos, ele notabilizou-se com intervenções apelando ao Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (JES) para dialogo com vista a abertura de conversações para por fim o conflito armado em Cabinda, entre o governo e os seus guerrilheiros que se encontram escondidos nas matas do Mayombe.


Foi sendo ignorado pela Presidência angolana, o que o levou em ocasiões distintas propor o nome do líder da UNITA, Isaías Ngola Samakuva e do ex- diretor dos Serviços de Inteligência Externa de Angola, general Fernando Garcia Miala para mediar uma possível conversação com a parte angolana.


A sua morte é vista como o inicio da abertura de um debate interno dentro da FLEC, para o debate da sua sucessão visto que desde que ao longo dos anos nunca apontou ou deu indicadores de nomes que gostaria ver no seu posto. Conforme é consabido tinha forte estima e admiração por Belchior Lanso, um professor universitário em Cabinda que por ter se batido pelo dialogo quanto a situação no enclave, já foi alvo de  prisões e perseguições   por parte do regime de Eduardo dos Santos.