Polícia de investigação
Criminal no Cuando Cubango comete vandalismo na povoação do Dumbo logo no
terceiro dia do ano de 2016
3 Janeiro 2016
Tudo aconteceu na manhã do dia 3
de Janeiro, quando apareceram às 4 horas em Casa do Senhor Venâncio Sachilombo
mais conhecido por Tchipua onde entraram sem autorização e saquearam o quarto
de dormitório numa altura em que os donos encontravam-se a dormir e mais tarde
foram a lavra dele por onde carregaram uma sacola de tomate.
Para além dele encontram-se também detidos os senhores Bernardo Luís, encontrados também a dormir, justificando a sua detenção por possuir uma fotografia que havia tirado no tempo de guerra, fardado com arma, Idalina Vitende, filha do Vanânci Sachilombo sem qualquer culpa e mais outros dois jovens.
O mais caricato é que a Esposa do Senhor Bernardo Luís saiu sem roupa dentro da Casa acabando por vestir junto dos agentes da Polícia merecendo mais um empurrão.
Junto da Comunidade a mesma polícia alegou estar a desmantelar uma rede de tráfego de liamba e procurar os computadores roubados numa escola longe daquela comunidade.
Em casa do senhor Alberto Filipe Vikete, em vez de tratar só com o dono da casa, invadiram a sua arca onde havia cerveja.
A acção praticada pela polícia de investigação criminal é considerada vandalismo devido factos supracitados, bem como por não ter respeitado o disposto na secção II do Artigo 15º da Lei de prisão preventiva em instrução preparatória, Lei nº 18 – A/92, de 17 de Junho.
Para este efeito, os habitantes daquela comunidade pedem justiça.