segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EX-HOSPITAL REGIONAL DA LUNDA EM SAURIMO SEM CONDIÇÕES MÉDICAS E MEDICAMENTOS, ÓBITOS ESTÃO NA ORDEM DO DIA

EX-HOSPITAL REGIONAL DA LUNDA EM SAURIMO SEM CONDIÇÕES MÉDICAS E MEDICAMENTOS, ÓBITOS ESTÃO NA ORDEM DO DIA



Construído nos anos 60/70, o Hospital Regional da Lunda, havia sido concebido com objectivo de tratar da saúde dos colonos/Protectores e comerciantes Portugueses presente no território da Lunda Tchokwe a par dos outros construídos nas cidades de Serpa Pinto, Luso e finalmente o de Henrique de Carvalho.



Estes hospitais na realidade nunca serviram a saúde do nacional e autóctone filho Lunda Tchokwe, mas alguns Africanos assimilados oriundos de Angola, que uma boa parte deles, eram trabalhadores da administração colonial portuguesa e empregados dos colonos vindos de Sá da Bandeira, Silva Porto e de Malange. Pouco eram os nativos Lunda Tchokwe que se beneficiavam de tais cuidados médicos.




Em abono da verdade, tanto o português como o colono Angolano, revelam-se de métodos e comportamentos iguais ou identicos em todas as fases de actuação contra o povo Lunda Tchokwe; desde a usurpação do território, lapidação indiscriminada das riquezas acompanhadas da humilhação por via da segmentação do tecido intelectual vigente.


A infraestrutura do Hospital é velha há sensível 60 anos e nunca sofreu com obras de beneficência, o regime tirânico e colonizador do José Eduardo dos Santos há mais de 40 anos no poder em Angola, que saqueia o 4.º Kimberlito de diamantes do Mundo a escassos 30 Km da cidade de Saurimo, nada faz para com a saúde do povo, nem existe em todo o território Hospital algum de referência. A reinauguração e tentativa do apetrechamento do Hospital do Luena, nada significou porque não foi adoptado com os meios e equipamentos da nova geração tecnológica nem foi colocada a sua disposição profissionais comprovados para a cobertura da demanda.


O que estamos vendo é um Hospital obsoleto, sem médicos, sem medicamentos e sem meios hospitalares. Os óbitos duplicaram-se no dia-a-dia. Os enfermeiros despacham seus pacientes para curandeiros ou quimbandeiros. A farmácia não tem medicamentos. Os médicos não têm capacidade de resposta as solicitações, a pressão é maior, exige-se a construção de um novo edifício hospitalar. Os pequenos centros médicos improvisados sem médicos nem enfermeiros, não passa de casinhas vazias, que só existem para mentir a comunidade internacional.


O Povo Lunda Tchokwe deve compreender que, já chegou a hora...



O regime colonizador e tirânico de José Eduardo dos Santos e seu MPLA não têm solução para os vários problemas por que esta a passar o povo Lunda Tchokwe e a única solução é a AUTÓNOMIA...


Por Osvaldo em Saurimo