terça-feira, 20 de outubro de 2015

REGIME TIRANICO E COLONIZADOR JES/MPLA INTERDITA AUTORIDADES DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE DE VIAJAR AO MUNICÍPIO DE CAUNGULA

REGIME TIRÂNICO E COLONIZADOR JES/MPLA INTERDITA AUTORIDADES DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE DE VIAJAR AO MUNICÍPIO DE CAUNGULA


No passado dia 17 sábado do corrente mês, o Comando da Policia do Município de Caungula, por ordens superiores, prendeu por mais de 8 horas, das 16 até as 0:00 horas, mais de 8 "Miananganas" do Poder Tradicional Lunda Tchokwe,  idos de Capenda Camulemba para aquele Município.


Duas Viaturas da Policia de Capenda Camulemba, deslocou-se a Caungula com urgência para escoltar de regresso, os referidos Membros da Autoridade do Poder Tradicional, acto que teve lugar a partir das 0:30 já do dia 18.  Viajaram de regresso para Capenda Camulemba como de criminosos se trata-se.


Ontem, 19 de Outubro, presentes na Administração e no Comando Municipal da Policia de Capenda Camulemba, tanto o Administrador Pedro Ibraim e o Comandante da Policia, simplesmente pediram desculpas pelo sucedido.


Assim o regime ditatorial e colonizador vai brincando com as pessoas, quando quer e lhe apraz.


Trata-se dos Miananganas; Muandumba, Nguji, Muamalundo, Capenda Camulemba entre outros que são conotados com o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.


O regime tiránico JES/MPLA teme que a deslocação destes membros da Autoridade do Poder Tradicional ao município de Caungula, venha a desmobilizar regedores e sobas, seus militantes.


O Administrador de Caungula João Ualinhenga, nos seus comícios de bajulação, defende que naquele município não vai admitir a presença de Partidos da oposição ao seu MPLA e muito menos acções do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, que na pratica nada conseguiu, pois o movimento no Caungula evoluiu positivamente.



POr Fiel e Samajone em Capenda