quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MINISTRO ANGOLANO DE EDUCAÇÃO EM VISITA DE TURISMO NA LUNDA SUL


MINISTRO ANGOLANO DE EDUCAÇÃO EM VISITA DE TURISMO NA LUNDA SUL
 
 

A imensa maioria dos Professores das Escolas do estado na cidade de Saurimo, considerou a visita do Ministro Pinda Simão de Turismo, simplesmente para conhecer a cidade e saborar comida tipica Tchokwe.

 

A Governadora Candida Narciso e o Director Provincial de Educação, prepararam na vespera um macabro programa, para receberem o Ministro da Educação, visto que havia muitos problemas que não podiam chegar aos ouvidos do titular da pasta.

 

O Ministro da Educação Pinda Simão, veio de Luanda para Saurimo e voltou sem nunca ter descoberto os graves problemas do sector na Lunda Sul. Titular que não reune com a classe, ouvir direitamente da classe afeitada, titular veio de “TURISMO”.

 

Pinda Simão, Ministro da Educação de Angola, visitou recentemente a Província da Lunda-Sul, e, deixa insatisfeito a classe docente da Província.

 

A visita do Ministro da Educação nesta paragem está sendo encarada, pela classe docente como uma mera passagem turística pelo facto de, o titular da pasta ter-se limitado a contactar um grupo de individuos em restrito, apenas a Direcção Provincial de Educação e uns ínfimos seleccionados pelo actual Director Isaías Sacajima, sob orientação da 1.ª Secretaria do MPLA e Governadora da Lunda-Sul, cuja intenção foi a compra do silêncio dos Professores militantes do Partido da situação, para esconderem os inúmeros problemas que afecta a classe docente da Província.

 

 

O Ministro Pinda Simão é visto como o único titular da educação que nunca realizou um encontro alargado com a classe docente da província para inteirar-se dos problemas que a mesma atravessa;  queira na actualização das carreiras docentes, salários e o desvio das verbas destinado ao pagamento dos salariais da alfabetização, subsídios de coordenação e aumentos salariais etc...

 

O Ministro é também visto como cúmplice das atrocidades que se faz sentir no campo académico ao manter silenciado, imensuráveis problemas que afeita o professorado da Província. Actual direcção é acusada de pouco ou nada fazer para a melhoria da actividade docente na província o que aconselha uma estruturação urgente para impedir eventuais conflitos que poderão desembocar em greves e paralisação de aulas ou mesmo manifestações.

 

 

Para a preparação da vinda a Lunda-Sul do Ministro Pinda Simão, o Director Provincial de Educação, formulou uma lista selectiva de alguns docente com filiação partidária do MPLA e alguns mais próximo a si, reuniu com eles, os orientou aquilo que deveriam falar no encontro com o Ministro.

 

Prometeu lhes  beneficiarem de aumentos salariais, possibilidades de acesso a creditos Bancarios, favoritismo, etc...

 

O sector da Educação na Lunda –Sul, confunde a militância Partidária, o desenvolvimento sustentável de Angola não tem cores, não tem étnias, não tem regiões, ela chama-se 24.000.000 de habitantes, os problemas abrange 24.000.000 de habitantes, sejam eles do MPLA, da UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA ou BD, porque cada um dos 24.000.000 de habitantes contribui para o bem comum de todos.

 

Ao senhor Ministro da Educação de Angola, Pinda Simão, perdeu a melhor oportunidade, os docentes prometem enviar no seu Gabinete um “Dossier dos Problemas do Sector na Lunda Sul”, que o grupo restrito com os quais reuniu, não foram capazes de lhe informar, porque estavam comprometidos...

 

Os docentes na Lunda Sul.