terça-feira, 13 de outubro de 2015

PARLAMENTARES BRITÂNICOS QUE ESTIVERAM DE VISITA EM ANGOLA CONFUNDIRAM A VILA DE SAURIMO COMO UMA ALDEIA

PARLAMENTARES BRITÂNICOS QUE ESTIVERAM DE VISITA EM ANGOLA CONFUNDIRAM A VILA DE SAURIMO COMO UMA ALDEIA



Fonte bem colocada que pediu anonimato, acompanhou a deslocação dos Parlamentares Britânicos que estiveram em Angola, idos para a Vila de Saurimo, antiga capital do Distrito militar da Lunda, que em 1953 passou a categoria de Cidade, cuja construção de infraestruturas, teve lugar no inicio de 1960 à 1975, dai em diante, mesmo sem ter havido confrontos militares para a destruição da mesma, nunca foi edificado nenhuma estrutura nova nos últimos quase 40 anos da dependência colonial de Angola. 


A vila de Henrique de Carvalho, hoje Saurimo, de seu verdadeiro nome “SAULIMBO”,  é o 4º Kimberlite do Mundo que em 2014, produziu mais de 14.000.000, milhões de kilates, e no primeiro semestre de 2015, produziu mais 8.000.000, milhões de kilates, Catoca vende mais de 78,2% de todos os diamantes que o regime tiránico e colonizador de Angola comercializa no mundo.


A pobreza extrema tomou conta dos municípes de Saurimo, a população vive por debaixo da linha de pobreza admissível, bastando lembrar que esta região da Lunda Tchokwe em cuja, o 4º Kimberlite esta a escassos 26 Km a norte, a miséria e a fome, vê-se a olho nu.



Os parlamentares Britânicos tiveram razões para questionar, se estavam numa aldeia. Durante a viagem de Saurimo ao Kimberlite de Catoca, pelo caminho viram com seus próprios olhos a miserável vida que o regime tirânico e colonizador José Eduardo dos Santos reservou ao povo Lunda Tchokwe, tiraram fotografias para testemunhar a realidade que viram.


O território da Nação Lunda Tchokwe, é uma bacia diamantifera por excelência, para além do seu “OURO PRECIOSO, O HOMEM”, contem vários outros minerais, que são hoje a cobiça, porque estão a nos colonizar, encanados de que somos “Um só povo e uma só Nação”.



A Lunda Sul é parte de todo um território que abrange também Kuando Kubango, Moxico e o antigo distrito militar da Lunda, hoje dividido em duas parte, o mesmo território que é integrante do protectorado português de1885 – 1975.



Dizer que, não existe explicação plausível para a degradação continuada das vilas que foram deixadas pelo protector em 1975, a continuar sendo aldeia, como testemunharam Parlamentares Britânicos.



Por Samajone em Saurimo