segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA RECEBE DELEGAÇÃO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

ASSEMBLEIA NACIONAL DE ANGOLA RECEBE DELEGAÇÃO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE





Uma Delegação do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, foi recebida esta manhã 3 de Novembro de 2014 pela Assembleia Nacional da Republica de Angola, chefiada pelo Secretario de Informação e Mobilização Domingos Henrique Samujaia, da qual fez parte os Secretários Nacionais do Movimento; Fernando Muaku, dos Direitos Fundamentais e Humanos, Cristina Sumbula, Secretaria Regional da UMULE no Cuango, Miguel Tuatale, Frango Miguel e José Jeremias.



O encontro teve lugar na 10ª Comissão da Assembleia Nacional, presidida pela Deputada Aurora Njunju, acompanhante do processo reivindicativo do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe naquele órgão da Soberania da Republica de Angola.



A reunião debruçou-se sobre dois temas fundamentais; Autonomia e Direitos Humanos na Lunda Tchokwe.



De acordo com a Deputada Aurora Njunju que também é membro do Comité Central do MPLA e já foi Secretaria Nacional da OMA, a questão da Autonomia da Lunda Tchokwe, não é da competência da Assembleia Nacional, é uma responsabilidade que diz respeito exclusivamente ao Chefe do Executivo Angolano ou seja depende do pronunciamento do Presidente José Eduardo dos Santos.



Por outro lado, a 10ª Comissão da Assembleia Nacional dos Direitos Humanos, vai trabalhar com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, para apurar os alegados assassinatos impunes dos últimos 5 anos na Lunda Tchokwe, de acordo com a Carta do Movimento do Protectorado, endereçada aquela “Comissão”, em Agosto último do ano em curso.



 De lembrar que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, já terá respondido a referida Carta com ofícios,   onde o mesmo indicava que o processo foi encaminhado aos órgãos competentes para analise e parecer, cujo alcance temporário não foi determinado.



A reunião terminou em um clima de cordialidade, e, foi acordada um próximo encontro cuja data será acordada entre as partes.