sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vice-Presidente do MPLA recusa-se a devolver empréstimo do BESA


Vice-Presidente do MPLA recusa-se a devolver empréstimo do BESA

 

Lisboa – São atribuídas, a cúpula do regime do MPLA, um clima de inquietação em função de um apelo presidencial que se destinou em encorajar membros da entourage que beneficiaram de empréstimos milionários no Banco Espírito Santos de Angola (BESA), a estudarem modalidades de devolução dos créditos.



Roberto de Almeida Pensou que fosse oferta
 

 

O Vice-Presidente do MPLA, Roberto de Almeida que terá recebido o crédito de 10 milhões de dólares que aplicou na construção de um edifício no terreno ao lado da sua residência na Rua Major Katiavala, em Luanda terá dado sinais de desentendido alegando que julgou que o dinheiro teria sido uma oferta.


Ao todo, o BESA emprestou 5,7 mil milhões de dólares a conhecidas figuras do regime angolano, incluindo vários membros do Bureau Político do MPLA que alega ter perdido rastos. Há suspeitas de que 745 milhões foram parar às mãos de Álvaro Sobrinho, presidente daquele banco até 2012.

 

Em meios informais, insinua-se que uma “Joint” ligada a empresaria Marta dos Santos, irmã do Presidente da Republica de Angola José Eduardo dos Santos, em parceria com um construtor português José Guilherme, terão recebido cerca de 800 milhões de dólares de crédito que aplicaram na construção de um conjunto de edifícios na rua onde se situa a Universidade Óscar Ribas, no Talatona, em Luanda.



No sentido de salvar o BESA, do referido buraco financeiro, o Estado angolano emitiu uma garantia soberana de 5 mil milhões - cujos termos exatos não são conhecidos. Ao mesmo tempo as autoridades aplicam-se no sentido de ocultar nomes dos devedores a fim de evitar escândalos públicos

 

ASSIM VAI O “ELDORADO” ANGOLA…