quarta-feira, 23 de julho de 2014

CRISTOVÃO HONÓRIO COMANDANTE DA FLEC CAPTURADO NA REPUBLICA DEMOCRATICA DO CONGO


CRISTOVÃO HONÓRIO COMANDANTE DA FLEC CAPTURADO NA REPUBLICA DEMOCRATICA DO CONGO
 

Kinshasa – O Chefe de Estado-maior da FLEC, Cristovão Honório, conhecido como «Comandante Cristo», fiel a Nzita Tiago, foi capturado na capital República Democrática do Congo (RDC), Kinshasa, após denúncia de um familiar.

Fonte: PNN

 


Segundo fonte em Kinshasa a captura do Comandante Cristo ocorreu durante o mês de Abril quando, após várias investidas militares da Forças Armadas Angolanas, o chefe militar da guerrilha cabindesa decidiu retirar-se da zona fronteiriça entre a RDC e Cabinda e «recuar» para Kinshasa onde fui denunciado por um familiar que forneceu precisões a elementos da segurança da Embaixada de Angola na capital congolesa.

 

 

O Comandante Cristo terá sido detido por agentes da «Détection Militaire des Activités Anti-Patrie» (DEMIAP), serviços de informações militares congoleses, na sequência das informações fornecidas pela congénere angolana, tendo sido transferido sob protecção da polícia para a prisão militar Ndolo em Kinshasa.

 

No entanto o pedido de extradição formulado por Luanda foi recusado pela RDC que alega que Cristóvão Honório «Cristo» tem a nacionalidade congolesa, não podendo assim extraditar um cidadão nacional. Em contrapartida os agentes prisionais informaram a família de «Cristo» que apenas o libertariam após o «pagamento» de três mil dólares.

 

Cristóvão Honório «Cristo» nasceu em Kikuangu-Mbemba na região de Tshela na província Baixo Congo na RDC. Kikuangu-Mbemba é uma aldeia localizada na região de Necuto junto à fronteira de Cabinda com a RDC. Muito jovem «Cristo» foi para Cabinda na sequência do casamento da sua mãe com um cabinda de Tandu Masselele, na região de Belize