terça-feira, 1 de julho de 2014

DENUNCIADA: DESCRIMINAÇÃO E HUMILHAÇÃO A CIDADÃOS LUNDA TCHOKWE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO


DENUNCIADA: DESCRIMINAÇÃO E HUMILHAÇÃO A CIDADÃOS LUNDA TCHOKWE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO

 

 

Uma denúncia, vem precisamente Da localidade do Cuango e Caungula, com provas materiais em como as direcções municipais daquelas localidades tem descriminado e humilhados professores naturais Lunda tchokwe, em favorecimento a outros duvidosos de nacionalidades estrangeiras.

 

Fidel Sonhi Muandumba, natural de Caungula, onde nasce há quatro décadas, por força da guerra, viu-se obrigado a refugiar na Republica Democrática do Congo, onde aproveitou se formar, licenciando-se na língua Inglesa e Francês pela Universidade de Kikwite Província de Bandundu.

 

Em 2005 regressou ao país e instalou-se no Município do Cuango, apresentou-se a Delegação Municipal de Educação daquela localidade para continuar a dar o seu contributo na reconstrução e no ensino da débil educação Lunda Tchokwe.

 

Aceite como professor colaborador desde, o seu diploma neste mesmo ano teve a equivalência do Ministério da Educação de Angola, altura que começou também o seu calvário, navegando em mares altas sem direcção do porto onde atracar.

 

Lecciona há mais de 6 anos como professor colaborador na escola do II Ciclo de Cafunfo Sul a língua Inglesa, e, nunca recebeu salário nenhum por parte da entidade empregadora, lhe foi prometida há 6 anos concorrer ao concurso público, o que ele tem feito, mas que a direcção municipal ignora todo este esforço, porque ele é considerado ser membro do PRS ou conotado com o Movimento do Protectorado Lunda tchokwe, alias foi nesta condição que um membro do MPLA em Cafunfo lhe disse que “você tem de abandonar essa vossa mania de quererem dividir Angola ou então espera quando o vosso movimento ganhar, eles irão pagarem te os salários”.

 

Convidado para fazer parte das equipas que trabalharam para o censo realizado de 16 a 31 de Maio de 2014, dias depois, foi chamado para abandonar a actividades do censo por supostamente pertencer ao movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, o convite do abandono ao censo veio do Administrador Sr Muambongue e do delegado da educação.

 

Apuramos que, para além do Sr Fidel Sonhi Muandumba, existe mais professores colaboradores considerados pertencerem ao Protectorado Lunda tchokwe a navegar no deserto da amargura por causa de sua condição de serem Lunda Tchokwe.

 

A falta de professores é o calcanhar de “Aquiles”, naquela região, a título de exemplo, a escola de formação de professores do Cuango tem falta de professores para a 10º classe, com 12 disciplinas nucleares, a escola tem somente 6 técnicos, não existe livros para estas disciplinas e outras dificuldades, enquanto são maltrados aquele que com boa vontade pretendem ajudar com a eliminação do analfabetismo e a ignorância na Lunda tchokwe.

 

Sob qualquer pretexto, ninguém trabalha mais de 6 anos sem receber o seu salário, para além de ser violação dos direitos humanos é um crime. O SINPROF Lunda Norte deve ajudar junto do Ministério da Educação e do Governo Provincial a resolver este e outros casos semelhantes…

 

Por Ngolo e Fiel na Lunda Tchokwe