terça-feira, 5 de março de 2013

NOTAS BIOGRAFICAS DE HENRIQUE DE CARVALHO O HOMEM DA LUNDA TCHOKWE


NOTAS BIOGRAFICAS DE HENRIQUE DE CARVALHO O HOMEM DA LUNDA TCHOKWE





“É aqui que, no apogeu das suas possibilidades, realiza a exploração da LUNDA, que foi desde então a razão de ser da sua vida e à qual se dedicou por completo”…




E o homem que descobriu e deu para a Nação Portuguesa os mananciais de marfim e de diamantes da LUNDA, e mais tarde os cobre e outros minérios, morreu pobre e esquecido. E só, o refazer da «História, com o estudo calmo e não desvirtuado por conceitos de grupo ou de partido, permitiu que lhe fizesse justiça, honrando a sua memória.»



Ernesto Fontoura Garcez de Lencastre, Coronel 1961




GENERAL HENRIQUE AUGUSTO DIAS DE CARVALHO
«O HOMEM DA LUNDA»



Ex-Aluno do Real Colégio Militar, da Escola do Exército e da Faculdade de Engenharia. Notável Militar, Africanista, Escritor e Jornalista.



Benemérito da Pátria Portuguesa. Grâ-Cruz da Ordem de Santiago. Grande Oficial das Ordens da Torre e Espada e de S.Bento de Aviz.



Comendador das Ordens de Cristo, de N.ªS.ª de Vila Viçosa, da Estrela Africana da Bélgica e da Coroa de Itália.



Medalha de Ouro do Valor Militar, Bons Serviços e Assiduidade no Ultramar e Comportamento Exemplar.



1.º Governador da Lunda 1895



Socio Fundador da Real Sociedade de Geografia de Lisboa. Membro de Honra das Sociedades de Geografia de Bruxelas e Genevé, e Correspondente da Sociedade de Exploração Colonial em Africa, de Itália.



Fundador e Director do jornal «As Colónias Portuguesas» e da Revista «ÁFRICA ILUSTRADA».


Junto dos africano Henrique Augusto Dias de Carvalho deu largas provas do seu espirito liberal e amizade, respeitando-os, ensinando-os e nunca deixando que os explorassem. Usando de paciência e persuasão, deixou um rasto indelével a sua passagem pelo Ultramar.