quarta-feira, 23 de maio de 2012

NOVO BISPO AUXILIAR DE LUANDA É FILHO DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE


NOVO BISPO AUXILIAR DE LUANDA É FILHO DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE






O novo Bispo Auxiliar eleito de Luanda, Zeferino Zeca Martins, nasceu em 8 de Março de 1966, em Kacolo, Arquidiocese de Saurimo (Província da Lunda Sul). Fez os estudos primários na escola primária de Kacolo.


De 1988 a 1995 ingressou na sociedade de Verbo Divino, fez os estudos de filosofia no Semanário Maior de Luanda e os estudos teológicos na faculdade de teologia da Universidade de Comidias de Espanha, onde também conseguiu a licenciatura em direito civil.


Em 1994, no dia um de Outubro, fez a sua profissão perpétua na congregação de Verbo Divino. Em 1995, no dia seis de Agosto, foi ordenado Sacerdote.  


De 1995 a 2000, Missionário na Espanha como Capelão dos emigrantes africanos, na Arquidiocese de Madrid, ao mesmo tempo era Reitor da comunidade dos alunos de teologia e Superior religioso dos missionários do Verbo Divino em Madrid.


Em 2000, Reitor da casa central da congregação do Verbo Divino em Luanda. Em 2007, foi nomeado vice Superior Provincial da Congregação e, posteriormente, Superior Provincial.


Actualmente, é também professor de direito na Universidade Católica de Angola.