segunda-feira, 14 de maio de 2012

AMNISTIA INTERNACIONAL DIZ QUE DIREITOS HUMANOS DETERIORAM-SE EM ANGOLA






A Amnistia Internacional afirma que o governo angolano não tem vontade política de proteger as liberdades individuais.


A Amnistia Internacional afirmou que o governo angolano não tem vontade política de proteger o direito à liberdade de expressão e de reunião em Angola.


Aquela organização de defesa dos direitos humanos recomendou também a abertura de um inquérito para a responsabilização criminal dos autores da repressão violenta de manifestantes antigovernamentais pacíficos.


Muluka-Anne Miti, pesquisadora para os países de língua portuguesa da África, esteve recentemente em Angola para investigar a violação do direito às liberdades de expressão e de reunião. Disse ela à Voz da América que, a sua organização constatou que as instituições dos direitos humanos em Angola não funcionam, e que as leis e a constituição não são aplicadas por falta de vontade politica.


“ Há uma grande necessidade de que haja vontade politica para aplicar as leis e usar as instituições que existem no país,” disse Muluka-Anne. 


Muluka-Anne referiu ainda que, a crescente violência contra manifestantes, políticos, jornalista e activistas cívicos indicam a deterioração dos direitos humanos antes das eleições gerais em Angola.


É muito preocupante porque estamos no ano das eleições. E durante as eleições a liberdade de expressão e a liberdade de reunião é muito importante” afirmou Muluka-Anne, acrescentando que “ estamos a chamar as autoridades para promover e proteger estes direitos.”


Desde Março de 2011, a polícia nacional angolana tem recorrido ao uso da força contra manifestantes antigovernamentais, defensores dos direitos humanos, jornalistas e políticos da oposição, resultando em ferimentos graves e detenções.


VOANEWS - António Capalandanda, Benguela/ Paginaglobal.blogspot.com