sábado, 4 de junho de 2016

AINDA ASSIM , HÁ MESMO RAZÕES PARA O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA EM ANGOLA ?

AINDA ASSIM , HÁ MESMO RAZÕES PARA O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA EM ANGOLA ?



Hoje quando se olha para os julgamentos de políticos e de pessoas estampadas como desagradáveis ( No Grata ) para o sistema vigente em Angola estes na sua maioria encomendados e com penas já reservadas decretadas pela presidência da republica se fica com a sensação de que os advogados de defesa já não têm razão de existência .



Pois desde jeito acabam mesmo por fazer o papel de um pobre atrapalhado no meio de uma lixeira , tão desvalorizados pelo regime brutal sob gestão de JES que são , num país onde os sem poder continuam insistindo á se alimentar das leis existente para buscarem argumentos seguros e sólidos , enquanto os com poder desvalorizam completamente as leis existentes e vigentes no país , então não é mesmo caso para se começar á tomar os advogados como pobres coitados no mesmo lixo ?



O que adianta os argumentos sólidos de um advogado de defesa baseados nas leis escritas , se já se sabe que serão pura e simplesmente ignorados , porque afinal as leis não são aquelas que estão escritas no papel , mais sim uma única pessoa constitui e é concebido como lei o presidente da republica ?



Eu acho que até mesmo os advogados em Angola têm dificuldades em perceber que o tal livre direito do exercício da advocacia reconhecido no texto constitucional como uma actividade indispensável para a materialização da justiça pretendido pelo ordenamento jurídico angolano é uma farsa , pois senão desde á muito que desvalorizariam o papel escrito e tomariam como leis o presidente da republica.


É absurdo e perverso , mas precisamos não esquecer que Angola é um país atípico , com praticas e comportamentos fora do normal , onde tudo e todos que não estão com á cabeça virada para baixo , foi metido na mesma lixeira pelo presidente da republica.


Quais Prerrogativas os advogados têm afinal em Angola , senão o de estarem á defender argumentando para os surdos , cegos e mudos por conveniência , que os ignora , desvaloriza-os e os humilha porque afinal as leis são eles e quem não as tem são obrigados á obedecer se não quiser apanhar com barras de ferros ás costas.


Na verdade o que deve prevalecer na cabeça de qualquer angolano com o mínimo de racionalidade é o pensamento de que o livre exercido da advocacia que se configura como uma via de afirmação da justiça sim , mais num Estado Democrático de Direito o que Angola não é mesmo apesar de haver alguns fingimentos para dar á entender que é.



Fórum Livre Opinião e Justiça

Fernando Vumby