domingo, 29 de julho de 2018

LUNDA SUL, GOVERNO VENDEU HOSPITAL CONSTRUIDO COM FUNDOS PÚBLICOS PARA DIRECTOR GERAL ADJUNTO DE CATOCA


LUNDA SUL, GOVERNO VENDEU HOSPITAL CONSTRUIDO COM FUNDOS PUBLICOS PARA DIRECTOR GERAL ADJUNTO DE CATOCA



Lunda Sul, 29/07 – Fonte do Governo da Província da Lunda – Sul familiarizado com o dossier em causa denunciou a negociada entre o Director Geral Adjunto para Área Técnico Financeira do Kimberlite de Catoca António Galiano Celestino e proprietário da empresa privada MEDIPLUS, LDA que presta serviços terciários na área de Saúde aos trabalhadores de Catoca como sendo actualmente o dono do Hospital que foi construído com fundos públicos no Bairro da Manauto em Saurimo.


A MEDIPLUS tem contracto de Prestação de Serviços Terciários na área de saúde com Catoca onde o mesmo é Director Geral Adjunto para a Área Técnico financeiro, o mesmo havia prometido publicamente construir um Hospital de raiz para atendimento dos trabalhadores daquela empresa mineira o que não acontece até hoje.


A Lunda Sul debate-se com falta gritante de Hospitais para o atendimento as populações da cidade de Saurimo, incluindo os doentes vindos dos Municípios do Dala, Cacolo e Muconda, o número de mortes é bastante assustadora, para além da falta de médicos e medicamentos.


Mais de 90% dos munícipes de Saurimo é desempregada, o povo não tem dinheiro para acorrer aos Hospitais Privadas, tal como este negócio lucrativo da empresa MEDIPLUS que é pertença ao Director Geral Adjunto de Catoca.


Como é possível o Governo da Província da Lunda – Sul ceder um Hospital construído com fundos publico para um privado?


A Própria empresa Catoca tem capacidade para construir Hospital de raiz na Lunda, não é só levar os diamantes para construir Luanda e esquecer a terra dos diamantes sem nenhuma infraestrutura. A Endiama fez o mesmo construiu Hospital Sagrada Esperança na Ilha de Luanda, para o beneficio das populações de Luanda que tem mais hospitais.


É assim que o MPLA vai corrigir o que esta mal e melhorar o que esta bem na Lunda Tchokwe? Ou a formula só diz respeito Angola menos a Lunda Tchokwe?


Até porque a maior empresa de diamante do mundo Catoca usa estações dum ex – restaurante Chicapa parte do Cine que leva o mesmo nome, como clínica para atender o público e o seu pessoal que ai recorre. Sem receio de contaminação do público que desfruta dos espectáculos e os doentes que com diversas enfermidades ai recorrem.


Esta cedencia de um Hospital construído com fundos públicos para privado sob olhar do Ministério da Saúde e da Ministra Dra. Lutukuta com a conivência do Governo da Lunda Sul é crime.


Voltaremos ao dossier na próxima edição…