sexta-feira, 13 de julho de 2018

EDUCAÇÃO NA LUNDA SUL, CONCURSO PÚBLICO DE NEPOTISMO E FILIAÇÃO PARTIDÁRIA AO MPLA DESTITUIU A DIRECTORA PROVINCIAL


EDUCAÇÃO NA LUNDA SUL, CONCURSO PÚBLICO DE NEPOTISMO E FILIAÇÃO PARTIDÁRIA AO MPLA DESTITUIU A DIRECTORA PROVINCIAL





Lunda – Sul, 13/07 – A Governação de pouco menos de 10 meses do actual  Governador Ernesto Tchitekulo, não difere da sua antecessora Sra. Cândida Narciso, o sector visado em termos de nepotismo, cabritismo e filiação partidária continua a ser a Delegação Provincial da Educação.


O sector da Educação na Lunda – Sul, é porta do enriquecimento, a divisão deve ser feita no seio do circulo intimo e partidário, aqui não precisa corrigir o que esta errado, nem melhorar o que esta bem, a corrupção impera sem limites, nunca se apontou dedo a ninguém.


Maria Rangel demitida do Cargo de Directora Provincial da Educação por não ter concordado com uma ordem partidária do MPLA.


Maria Rangel terá terminado seus estudos em Portugal, viveu o mundo da transparência, da moral e do ético. Nomeada a pouco menos de 6 meses para o exercício do cargo de Directora Provincial da Educação, mal havia arrumado a casa, devido o anuncio de 20.000 vagas na Educação, viu-se confrontada  com pedidos debaixo da mesa vindo duma lista do MPLA cujo candidatos não reunião condições pedagógicas o que ela rejeitou.


O MPLA na Lunda – Sul não satisfeito com a decisão tomada pela senhora Maria Rangel, furiosos mandaram ela para casa, alegando a falta de experiência e competência da ilustre, pessoa não grata.


A denuncia veio sob o anonimato, pelos munícipes da Lunda-Sul em Saurimo, Próximos da Educação e da Cúpula do partido MPLA, contactaram o Blogue do Movimento do Protectorado, que reivindica a autonomia do Reino Lunda Tchokwe anexado a Angola, para as referidas irregularidades do concurso público de Educação na Província e a péssima funcionalidade institucional do ministério naquela localidade.


Pelo sucedido, coloca o concurso público da educação na Lunda - Sul em um fiasco semelhante a outros males que afecta a província, servindo apenas aqueles que se identificam com cúpula do MPLA, mesmo não possuindo os requisitos exigidos, tal como o agregado Pedagógico ou certificado dos IMNE e escolas de Formação Pedagógica.


Os podres da Educação na Lunda – Sul não termina pelo concurso publico; só para exemplificar alguns dos inúmeros.


Nas escolas os chamados alunos associados têm a ordem de bater aos colegas e puni-los, desnecessariamente, privar os seus haveres, como Batas e materiais didáticos e apoderar-se dos seus lanches.


Os associados interrompem momentos de aulas para persuadir este ou aquele colega infractor cuja infracção não é notável.


Quanto mais as próprias direções das escolas aplicam castigos aos alunos convertendo multas de bens matérias, para que se comprar vassouras e vasos para flores, sem o prévio aviso nem o conhecimento dos encarregados, muitas vezes os alunos são obrigados a fazerem o que não devem, roubando ou mesmo cobrar os seus encarregados a o fazer e muitas vezes podendo aliciar as meninas mendigar ou mesmo prostituir para satisfazer as obrigações da escola.



O Ministério da Educação tem uma tarefa árdua na Lunda sul; única província onde as coordenações de disciplinas não funcionam nas escolas regulares como nas profissionais com o agravante de não existir salas de professores e gabinetes de coordenações, os professores em serviço aguardam nos corredores até que chegue o seu momento de leccionar.


A Ministra da Educação que faça uma visita multissectorial de profundidade, para constatar os inúmeros problemas que afecta a Educação na Lunda - Sul.  


Nos finais de 2017 a província fez um concurso de promoção com aproximadamente trezentas vagas, para promover os profissionais do ramo com mais tempo de serviço e com superação académico e que se encontra prejudicados; desta feita as listas dos beneficiários não foram fixadas no universo de vários concorrentes e o que se sabe muitos dos que se beneficiaram foram elementos com cargos políticos afectos ao partido MPLA no poder e alguns familiares ou conterrâneos dos indivíduos que fizeram parte da comissão de apuramento.