domingo, 22 de junho de 2014

O 4.º KIMBERLITE DO MUNDO CATOCA NA LUNDA-SUL VAI DESPEDIR CERCA DE 300 TRABALHADORES POR FILIAREM NO SINDICATO


O 4.º KIMBERLITE DO MUNDO CATOCA NA LUNDA-SUL VAI DESPEDIR CERCA DE 300 TRABALHADORES POR FILIAREM NO SINDICATO

 

 Direcção da empresa terá proibido a entrada às instalações dos trabalhadores que decidiram filiar-se no novo sindicato, impedimento esta ser comandada pela Policia de Intervenção rápida PIR, ao mesmo tempo que Catoca acusa esses trabalhadores de serem do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, de acordo com os relatos dos próprios trabalhadores.
 
Voz da América


Mais de 300 trabalhadores da empresa de diamantes da Catoca, na Lunda-Sul, estão sob ameaça de despedimento por aderirem a um sindicato não reconhecido pelo Governo.

 
Esta quarta-feira, 18, a direcção da empresa terá proibido a entrada às instalações de todos os trabalhadores que decidiram filiar-se na nova organização denominada Sindicato Geológico e Mineiro de Angola (SIGIOMA).


Em declarações à VOA, o responsável do Sigioma Samuel Neto denunciou que a companhia tinha iniciado uma autêntica caça ao homem de todos os trabalhadores que se desvincularam da UNTA, a central sindical próxima do Governo.


Samuel Neto disse que a ordem de despedimento foi dada pelo director-geral da companhia Ganga Júnior e executada pelo chefe do Departamento Jurídico, Tomé Capande Vale.


Uma fonte da empresa desmentiu que houvesse despedimentos em massa na empresa e esclareceu que a actividade do novo sindicato é ilegal por, alegadamente, a sua inscrição não ter sido aprovada pelo Ministério da Justiça.