quinta-feira, 12 de junho de 2014

AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE DESAPARECEU MISTERIOSAMENTE SOB OLHAR DA POLICIA NACIONAL EM CACOLO


AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE DESAPARECEU MISTERIOSAMENTE SOB OLHAR DA POLICIA NACIONAL EM CACOLO
 

Testemunhas oculares que assistiram o episódio que teve lugar dia 7 de Junho estão preocupadas com o que terá acontecido com uma Autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe Muanangana SAUIANZE regedor na Comuna de Xassengue município de Cacolo na Lunda-Sul.

 

De acordo com a nossa fonte, o agora desaparecido Regedor Sauianze, vinha de uma motorizada quando raspou na Viatura um VX vindo de Luanda que se encontrava estacionado junto a Administração municipal.

 

O incidente fez com que os seus ocupantes, “4 garbosos” em jeito de muito maus, atacaram fortemente o regedor e o levaram para a viatura, seguiram com ele para Saurimo, desde o dia 7 até hoje não há sinal do mesmo.

 

Os familiares em Saurimo dizem que não tem contacto com o regedor SAUIANZE, desconhecem o seu paradeiro, para o Xassengue não voltou, mas que a sua motorizada se encontra no Comando Municipal da Policia Nacional em Cacolo.

 

Populares dizem que no momento do incidente, um oficial da Policia do Comando Municipal conhecido pelo nome de Chefe Gege, esteve presente e conversou amenamente com os indivíduos da referida viatura antes de irem com o Regedor para Saurimo ou terão ido para outra direcção.
 

Um outro incidente teve lugar na semana passada, a esposa de uma outra Autoridade do Poder Tradicional, Muanangana Eduardo foi espancada na lavra por indivíduos desconhecido, o pior não aconteceu porque teve socorro de outras senhoras das lavras vizinhas que acudiram aos seus gritos. A mesma esta gravemente doente.

 

Os Sobas e Regedores, dizem que nos últimos tempos têm aparecido indivíduos desconhecidos a rodearem as suas aldeias, esses indivíduos quando são apresentados a Policia, eles alegam que são bêbados e logo postos em liberdade.

 

A maioria das mulheres em Cacolo estão com medo para o irem as suas lavras, o meio de sustentação do povo Lunda Tchokwe que não tem outra alternativa, sobretudo nas zonas rurais.

 

Por Maquina Muautale na Lunda