Lisboa - A Policia na Lunda-Norte prendeu no passado dia 07 de Fevereiro de 2011, por volta das 13 horas, o actvista social, António Txichicussula junto com um seu colega de nome impreciso quando reproduziam uma fotocopia com informações e fotografia de Jota Filipe Malakito (na foto), presidente do manifesto jurídico sociológico do protectorado da Lunda tchokwe que se encontra a mais de dois anos na cadeia.
Fonte: Club-k.net
A detenção aconteceu na tabacaria SANKIF, na cidade de Lukapa tendo sido comandada por um agende João Dumbo natural de Benguela com residência naquela cidade onde trabalha.
António Txichicussula esta sem contacto, e a policia não esta permitir que lhe seja entregue comida (Esta sem poder receber alimentos há 4 dias). Foi colocado numa pequena cela que partilha com mais de 10 pessoas cujas as condições são descritas como péssimas (sem respiração pura, sem WC, sem água).
De recordar que nos últimos dois anos o governo angolano prendeu mais de 100 activistas nas Lundas por estarem ligados ao movimento liderado por Jota Malakito que exige autonomia das Lundas e pede ao executivo na melhoria das condições sociais da população local. Todos eles deverão ser julgados por crimes contra a segurança de Estado.