Caxito - O secretário provincial do Bengo da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Junqueira Júnior, destacou hoje, quarta-feira, em Caxito a importância do 4 de Fevereiro de 1961, cujo acto central a província do Bengo acolhe pela primeira vez.
Em declarações à Angop, o político elogiou a escolha da província para albergar o acto central do 50º aniversário da efeméride referente ao início da Luta Armada de Libertação Nacional, frisando que dará maior visibilidade ao Bengo.
Enalteceu o contributo dos nacionalistas angolanos que a 4 de Fevereiro de 1961 pegaram em catanas para combater o colono, sublinhando que a data deve servir de reflexão e um estímulo para desenvolver o país.
Segundo o político, este acto de bravura protagonizado por nacionalistas, na sua maioria de origem humilde, incentivou os cidadãos angolanos e amigos da nação a mobilizarem-se para a árdua luta pela determinação, dignidade e liberdade para governarem os seus próprios destinos.
Junqueira Júnior lembra os esforços empreendidos pelos patriotas que, organizados em grupos e munidos de catanas e outros instrumentos rudimentares, atacaram, com apoio do capitão Mendonça, o colono nas chacinas na ex-açucareira heróis de Caxito.
O entrevistado apela às autoridades a melhorar as condições sociais para os sobreviventes desta gesta heróica, de forma a dignificar o seu esforço na luta armada de libertação nacional.
Apelou à juventude a reflectir sobre os feitos heróicos dos combatentes, sublinhando ser a vez dos jovens darem o seu contributo para o desenvolvimento do país, devendo para o efeito apostar na sua formação académica e superação profissional.