sábado, 8 de janeiro de 2011

Pensador para o português, Samanhonga na língua Tchokwe




A peça “O Pensador”, é uma das mais belas esculturas de origem Tchokwe, escola tradicional desenvolvida ao longo de muitos séculos, constituindo hoje o referencial cultural de todos os angolanos, visto tratar-se do Símbolo da Cultura Nacional.

Olhando para esta escultura, misturam-se os sentimentos mais diversos e, tentar exprimir a emoção que ela provoca, a estética que lhe é intrínseca, sugere interrogar como admirá-la: se com o olhar de alguém endógeno ao grupo que assumiu como símbolo da sua cultura, ou se admirá-la como alguém capaz de livremente interpretar a sua estética e tecer opiniões a respeito.

Ela representa a figura de um ancião, que pode ser uma mulher ou um homem. Concebida simetricamente, face ligeiramente inclinada para baixo, dimana um subjetivismo intencional.

Em Angola, os idosos ocupam um estatuto privilegiado. Eles representam a sabedoria, a experiência de longos anos, os conhecedores dos segredos da vida.

A peça é o segundo estudo escultórico elaborado a partir do original, furtado das coleções do Museu Nacional de Antropologia, por acções de pirataria de arte.

Fonte: cacbbr.blogspot.com