sexta-feira, 16 de novembro de 2018

DIRECTOR DO SIC DA LUNDA SUL AMEAÇA FAZER DESAPARECER OS CIDADÃOS TCHOKWES DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO


DIRECTOR DO SIC DA LUNDA SUL AMEAÇA FAZER DESAPARECER OS CIDADÃOS TCHOKWES DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO


SAURIMO, 16/11 –  O Director do SIC/SINSE e o Director Provincial de Educação da Lunda-Sul, convocaram o membro do Protectorado Lunda Tchokwe Kahanga Tchikomba, por coincidência, professor da Escola Primaria 17 de Setembro do Bairro Terra Nova em Saurimo, a que foi alvo de ameaça de morte, por causa da manifestação que terá lugar amanhã sábado convocada pelo movimento há sensivelmente 60 dias para cá.


No encontro que teve lugar no Gabinete do Director Provincial do SIC,  com a presença do Director do Gabinete do governo Provincial da Lunda-sul, Sr. Perfeito Sacandondolo  e da Directora da Escola 17 de Setembro do Bairro Terra Nova em Saurimo, o Cidadão Kahanga  é alvo de  ameaças do senhor Perfeito Sacandondolo em perder salário,  emprego,  e arriscar-se a morte.


De acordo com o Director do SIC/Lunda Sul, muitos Tchokwes já desapareceram ao longo dos anos, vocês do movimento do protectorado vão desaparecer na mesma medida, segundo eles o Presidente  João Manuel Gonçalves Lourenço  já os terá orientado para começarem a matar membros desta organização.  


Os mesmos informaram-no de a partir de hoje para não mais comparecer na escola se não estiver arrependido de deixar o movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, e de travar a manifestação e que vão durante a noite vigiar a sua residência e o movimento de seus familiares.


Perfeito Sakandondolo, Director do gabinete provincial de Educação e o Director do SIC/SINSE da Lunda Sul, para intimidar o activista, ameaçaram-no de ser o responsável pela a mobilização dos professores e alunos para a militância  na  UNITA  e do  PRS  por participar nas manifestação do dia 17 de Novembro em Saurimo, por isso que serão perseguidos até o desaparecimento no mundo dos viventes.


Tudo aconteceu das 13h a 15/30 minutos de 16 de Novembro de 2018.


De lembrar que a manifestação convocada em Setembro do corrente ano, com prévio conhecimento do Presidente da Republica de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, com copias aos órgãos do Estado angolano nomeadamente, Ministro do Interior,  Partidos políticos, MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA e BD, bem como ao corpo diplomático acreditado em Angola e aos Governos da Lundas – Sul, Norte, Moxico e Kuando Kubango.


O Director de Educação da Lunda Sul Sr. Perfeito Sakandondolo é acusado pelos professores de envolvimento em crimes de corrupção, peculato, no exercício das suas funções que inicialmente começou com bajulação ao ex- director cessante de educação, como intermediário da corrupção em venda de luvas das bolsas adjudicada á província, bajulação e na qualidade de director da escola de formação de professores “Amor do Povo” em Saurimo, mesmo sem o perfil para tal.


Informação em actualização……


Por Ngongo em Saurimo