sábado, 8 de julho de 2017

DOM JOSÉ TIRSO BLANCO BISPO DO LUENA DENÚNCIA VIDA PRECÁRIA DAS POPULAÇÕES DA COMUNIDADE DE KALUNDA NO MUNICÍPIO DO ALTO ZAMBEZE

DOM JOSÉ TIRSO BLANCO BISPO DO LUENA DENÚNCIA  VIDA PRECÁRIA DAS POPULAÇÕES DA COMUNIDADE DE KALUNDA NO MUNICÍPIO DO ALTO ZAMBEZE



A situação foi constada no local, pelo Bispo do Luena, Dom José Tirso Blanco, numa visita pastoral que o prelado efectuou a Comunidade de Kalunda, onde se inteirou das condições sociais das populações locais.



A falta de vias de comunicação que permitem a circulação e o comércio de bens para o desenvolvimento desta Comuna, fazem parte das necessidades dos cidadãos, como descreve o responsável pastoral.



“O caminho que liga Kalunda à sede municipal, sendo esta uma sede comunal, está quase sendo impossível de transitar. De facto, aqui não chegam caminhões, não há viaturas e torna muito difícil o desenvolvimento nesta área. O nosso povo é um povo trabalhador, dedica-se a diversas actividades ligadas à agricultura, mas encontra-se na impossibilidade de escoar os seus produtos”, disse o prelado.



A falta de medicamentos no posto médico existente na comunidade e ausência de viatura que transporte de pacientes para a sede municipal ou provincial, é também uma realidade vivida pelas populações, de acordo com o Prelado.


“Juntamente com isto, é a situação da saúde. Aqui não há médico, não há enfermeiro; o posto médico é o nome apenas, não há remédios nem se quer a possibilidade de ir evacuar alguém através de uma ambulância ou outro meio até a sede municipal, e menos, ainda, até a sede provincial”, explicou a entidade religiosa.



OBS: esta é uma realidade em toda a extensão, desde o Kuando Kubango até ao Dundo, a precaridade é a mesma nas Comunas e Comunidades isoladas ou distantes dde sedes Municípais ou cidades Capitais; Menongue, Luena, Saurimo e Dundo.