sábado, 29 de julho de 2017

COMUNICADO DE IMPRENSA SOBRE A MANIFESTAÇÃO QUE TEVE LUGAR HOJE NA LUNDA TCHOKWE DO PROTECTORADO

COMUNICADO DE IMPRENSA

SOBRE A BRUTALIDADE E USO RXCESSIVO DE FORÇA COM DISPAROS  DE AKM 47 E LANÇAMENTO DE GRANADAS COM GAS LAGRIMOGENO DA POLICIA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS DE ANGOLA CONTRA MANIFESTANTES PACIFICOS  POVO LUNDA TCHOKWE QUE RESULTOU EM UM NÚMERO INDETERMINADO DE FERIDOS E DETENÇÕES DE VÁRIOS POPULARES, SOBRETUDO NA LOCALIDADE DE CAFUNFO E CAPENDA CAMULEMBA.



Terminada a época colonial em 1975, o Dr. António Agostinho Neto proclamou a Independência nominal de Angola e instaurou a ideologia política denominada DITADURA DO PROLETÁRIO com ela a usurpação da Nação Lunda Tchokwe até aos dias de hoje, uma colonização dissimulada no nevoeiro de “um só povo e uma só nação”, o que na realidade colonização efectiva.


As manifestações, estão plasmadas no artigo 47.º da CRA e na lei n.º 16/91. Assim sendo proclamou-se desde o dia 12 de Junho de 2017, manifestações para os dias 24 Junho e 29 de Julho respectivamente, cumprindo com todas as formalidades com entidade competente do Governo de Angola, o Presidente da Republica com conhecimento a todas as instituições, Partidos Politicos e o Corpo Diplomatico.


Tanto a primeira manifestação de 24 de Junho, como a de hoje 29 de Julho, ambas conheceram a brutalidade violenta da Policia Nacional e das Forças Armadas no que resultou no seguinte número de detidos e feridos provisoriamente
:

Total de detidos 38 membros e populares, dos quais 18 em Capenda Camulemba e 20 em Cafunfo.


Total de feridos 7, todos em cafunfo.


A Policia até ao momento continua a fazer caça homem, tanto em Capenda Camulemba como em Cafunfo.


As manifestações tiveram lugar nas seguintes localidades: Xá Muteba, Cafunfo, Capenda Camulemba, Saurimo e Luena, nestes últimos sem incidente.


Comité Politico do
Movimento do Protectorado

Lunda Tchokwe