segunda-feira, 24 de julho de 2017

COMUNICADO DE IMPRENSA SOBRE MANIFESTAÇÃO CONVOCADA PELO MOVIMENTO DO PROTECTORADO PARA O DIA 29 DE JULHO DE 2017 , SOBRE A REACÇÃO DO GOVERNO DE ANGOLA, AS CAMPANHAS DE INTIMIDAÇÕES DOS ACTIVISTAS

COMUNICADO DE IMPRENSA

SOBRE MANIFESTAÇÃO CONVOCADA PELO MOVIMENTO DO PROTECTORADO  PARA O DIA 29 DE JULHO DE 2017 , SOBRE A REACÇÃO DO GOVERNO DE ANGOLA, AS CAMPANHAS DE INTIMIDAÇÕES DOS ACTIVISTAS


1.º

Há poucos dias para a realização da manifestação pacifica, convocada pelo Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe para o dia 29 de Julho nos termos do artigo 47.º da CRA e da Lei n.º16/91, de Reuniões e Manifestações, com autorização da Presidência da Republica de Angola desde o dia 13 de Junho do ano corrente, nos termos do artigo 7.º da mesma lei de reuniões e manifestações.

a).- O governo Angolano já acaba de lançar uma campanha de intimidações, ameaças de raptos e de utilização de força militar contra os manifestantes para aquele dia 29 sábado  de Julho.
b).- A Manifestação tem como objectivo, exigir o restabelecimento da Autonomia Lunda Tchokwe como Escócia no Reino Unido e fim de perseguições de activistas e prisões arbitr+arias.

2.º

Comandos de Policia Nacional, desde o Dundo, Saurimo, Luena e nas localidades do Cafunfo, Cuango, Capenda Camulemba, convocaram Secretarios Regionais do Movimento do Protectorado para os informar do uso de força que será utilizado no dia 29 de Julho, próximo s+abado, por ordens superiores vindas de Luanda de acordo com  os mesmos.


3.º

Os Comités do MPLA, também ordenaram manifestações naquele mesmo dia, encorajaram a JMPLA, para realizarem vandalismos, rasgando Bandeiras de Partidos Politicos da oposição, incluindo as Bandeiras do MPLA, acções que serão depois imputados aos manifestantes do Movimento do Protectorado, como forma de conseguir que a Policia detenha centenas de pessoas a serem consideradas de aruaceiras conforme Jornal de Angola noticiou no dia 25 de Junho passado.

4.º

Consta no plano, uma ordem emitida pelo Ministério Publico, para a Policia fazer rusga ou prender o Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe e, ou raptos na calada da noite incluindo outros responsaveis do Movimento, nos termos do artigo 180º Assuada, da Secção III do CPA, como objectivo, antecipar a não realização da manifestação, criando desta forma a desmobilização total e o panico no seio dos manifestantes.

5.º

Os Administradores Municipais em toda a extensão do Reinado Lunda Tchokwe – Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, têm vindo de algum tempo para cá, a desdobrarem-se em reuniões constantes com Autoridades do Poder Tradicional e Líderes Religiosos, para que estes desencorajem seus concidadãos e crentes para não aderirem em massa a manifestação, ameaçam publicamente com o uso da força e que não irão responsabilizarem-se pelas mortes.

6.º

A Presidência da Republica de Angola, nos termos da Lei n.º16/91, de 11 de Maio, artigo 6.º, até a presente data, não respondeu a Carta que lhe foi endereçada desde o dia 13 de Junho de 2017, ou seja há 43 dias para cá, sobre a realização de manifestação pacifica para o dia 29 de Julho de 2017.

7.º

O n.º 2 do artigo 7.º da Lei n.º 16/91, de 11 de Maio, autorizou a realização da mesma na data planificada que é o dia 29 de Julho. O POVO LUNDA TCHOKWE VAI MANIFESTAR-SE PACIFICAMENTE, SEM VANDALISMO CONFORME O GOVERNO ANGOLANO TENTAM FAZER CRER A SOCIEDADE. SABEMOS QUE TODAS AS DITADURAS TOTALITÁRIAS E TIRÁNICAS NÃO TÊM CAPACIDADE DE DIÁLOGAR, SEMPRE OPTARAM PELA BRUTALIDADE VIOLENTA E SANGUINÁRIA. SABEMOS TAMBÉM QUE, PARA CONQUISTAR UM DIREITO É PRECISO SACRIFICIOS ATÉ A VIDA COMO JESUS CRISTO…


Luanda, aos 23 de Julho de 2017.-



COMITÉ POLITICO DO
MOVIMENTO DO PROTECTORADO

LUNDA TCHOKWE