segunda-feira, 19 de junho de 2017

GENERAL KOPELIPA VS MANIFESTAÇÕES PACIFICAS LUNDA TCHOKWE NO DIA 4 DE JUNHO E 29 DE JULHO

GENERAL KOPELIPA  VS  MANIFESTAÇÕES PACIFICAS LUNDA TCHOKWE NO DIA 4 DE JUNHO E 29 DE JULHO


Nos termos do artigo 47.º da Constituição de Angola, o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, convocou Manifestações Pacificas para os dias 4 de Junho e 29 de Julho respectivamente, tendo endereçado uma missiva de prêvia comunicação a mais alta instância Politica de Angola, o Presidente da República José Eduardo dos Santos, conforme manda o n.º 2 do mesmo artigo da CRA, com cópias distribuidas a Partidos da Oposição, corpo diplomático e as igrejas, outras outras cópias foram endereçadas aos Governos do Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, por via de uma nota de remessa.


O espantoso, é que a Secretaria do Governo da Lunda Sul, negou receber a cópia da carta enviada ao Gabinete do Presidente da República  José Eduardo dos Santos, alegando ter recebido ordens expressas do General Kopelipa para não receber qualauer  comunicação prêvia do Protectorado sobre a Manifestação a ter lugar sábado dia 4 de Junho também em Saurimo.


O mesmo comportamento teve o Administrador Adjunto do Cuango, Sr Bento Sanza, as razões que o mesmo alegou, é a de que tinha ordens superiores da Presidência da República para não receber a carta da prêvia comunicação da Manifestação do sábado 4 de Junho do Protectorado Lunda Tchokwe.


No Capenda Camulemba, o MPLA também terá agendado uma Manifestação para o sábado dia 4 de Junho ou seja uma contra Manifestação á Manifestação do Protectorado Lunda Tchokwe.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, cumpriu o postulado do artigo 47º da CRA e a Lei sobre o direito de reunião e das manifestações, Publicada no Diário da Republica n.º 20, I Série de 11 de Maio de 1991, a Manifestação mtem como objectivo:


1.- Exigir Autonomia como ESCÓCIA no Reino Unido
2.- Exigirmos fim das perseguições e prisões arbitrárias
3.- Exigirmos a soltura dos presos Politicos na cadeia da Kakanda, Lunda-Norte


A Manifestação terá lugar este sábado dia 4 de Junho com inicio as 9 horas para todos os efeitos e em todas as localidades visadas, não existe razões pelos quais o Sr General Kopelipa, Ministro do Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República ordenar Governos do Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte para não receberem a Comunicação prêvia da referida Manifestação, porquanto a carta foi endereçada ao Sr Presidente da República, os orgãos Auxiliares do Chefe do Executivo não são poderes difuso ao Presidente.


Este comportamento demonstra a falta de sensibilidade e o vandalismo que esta sendo preparado a partir da Casa de Segurança do Presidente da República pelo General Kopelipa, as provas testemunhais da Secretaria do Governo da Lunda Sul e do Administrador Adjunto do  Cuango falam por si.


Não cabera outra dúvida se no sábado depararmos com acções de vandalismo ou de outra indole…


A nossa manifestação será pacifica, com alto sentido de responsabilidade e civilização pelo que é caracterizado o povo Lunda Tchokwe em todos os tempos, desde a vinda dos Portugueses em 1885 para cá e a usurpação territórial que teve lugar a partir de 1975 pelo regime de Angola.

Acontece em Angola, onde uma Secretaria de uma Instituição Publica e civil recebe ordens de uma outra Instituição Publica fora do seu sector de actuação, a de não receber correspondência vinda da Sociedade Civil Organizada por ordem do Sr General…acima do Próprio Comandante em Chefe das Forças Armadas, como em qualquer parte do Mundo.


Será que temos três Governos em Angola?..



Ao povo Lunda Tchokwe, muita serenidade, vamos reivindicar por direito natural o que é nosso, DEUS é por nós e connosco.