domingo, 4 de junho de 2017

DOM JOSÉ ESTEVÃO É JÁ REI MUATCHISSENGUE WATEMBO XXVIII LUNDA TCHOKWE

DOM JOSÉ ESTEVÃO É JÁ  REI MUATCHISSENGUE WATEMBO XXVIII LUNDA TCHOKWE



Saurimo /04 – O acto da intronização teve lugar este sábado 3 de Junho na localidade historica do Itengo actual província da Lunda - Sul, Dom José Estevão como XXVII Rei Muatchissengue Watembo, tomou posse com uma herança conturbada e cheia de conflitos ao longo dos últimos 45 anos 1970 – 2017, cujo principal agitador e fomentador do conflito sobre o poder tradicional milenar Lunda Tchokwe tem sido sempre o regime tiranico angolano,  que do presente conflito tem tirado proveitos, dividindo permanente o povo Tchokwe em Ilhas com poderes difuso que o favorecem, em que  o objectivo principal é o de acabar com o REINADO LUNDA TCHOKWE que ainda resiste a tempestade do seu possível desaparecimento tal como aconteceu com o Imperio da Lunda sob olhar do Muatianvua.



Se o povo Lunda Tchokwe não reflectir bem com as imposições vindas do colono a partir de Luanda, a dignidade do povo Tchokwe segundo a vontade Divina, simplesmente passara para a historia e a literatura como muitos outros povos do Mundo, hoje simplesmente estudados na Historia Universal, mas que desapareceram para sempre do mapa do Mundo.







OS ÚLTIMOS REIS MUATCHISSENGUE WATEMBO,s 1990 – 2017

O conflito sobre o poder tradicional do Reinado Lunda Tchokwe, tem inicio com a morte de Sua Majestade Rei Muatchissengue Watembo em 1958, tendo deixado o vazio que permanesceu até 1974, quando o mesmo foi usurpado.

Dom José Satambi, ficou nos poderes tradicionais conflituosos, também como deputado do MPLA  até 2003 quando faleceu. A lista dos últimos anos é a seguinte:

1.- Dom José Satambi “Muatchissengue Watembo”
2.- Dom Carlos Muatchimbuia “Muatchissengue Watembo”
3.- Dom Alberto Dumba Muacawewe “Muatchissengue Watembo”

4.- Dom José Estevão (2017), acto que teve lugar ontem no Itengo cuja fotografias aqui testemunham bem o mesmo.