terça-feira, 3 de janeiro de 2017

JES/MPLA ORDENA IGREJA I.E.I.A. DE AFASTAR FIÉIS POR SEREM MEMBROS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

JES/MPLA ORDENA IGREJA I.E.I.A. DE AFASTAR FIÉIS POR SEREM MEMBROS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE


Mais de 800 fiéis cidadãos Lunda Tchokwe pertecentes a Igreja Evangelica dos Irmãos em Angola, que atende pela sigla IEIA em Cafunfo, Cuango, Xá Muteba, Caungula, Capenda Camulemba entre outras localidades, serão afastados nos próximos dias daquela Igreja.


Em reuniões que tiveram lugar em Dezembro de 2016, responsáveis  da IEIA informaram que por ordens expressos do Presidente José Eduardo dos Santos, qualquer fiél da referida Igreja não poderia fazer parte do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, estando neste momento o processo de afastamento em curso.


A Liberdade, é um poder de desenvolvimento da personalidade de cada um, andar, passear, gerir a sua vida como quiser, vender ou fazer negócio das suas propriedades materiais sem coação, direito ou condição de alguém dispor de si, de fazer ou deixar de fazer alguma coisa, condição do homem livre. independência.


O direito, é um bem individual e da maioria, e quando é violado, produz crise na vida do seu titular, e a crise produz conflito e os conflitos produzem revoluções, e as revoluções produzem separações das pessoas.


Jesus Cristo em seus ensinamentos, “dar a César o que é do César e a Deus o que é de Deus”. Assim Jesus Cristo definiu claramente a separação entre o Governo e a religião e as liberdades individuais; os direitos e os deveres de cada um no seio de uma sociedade.


Ser religioso ou pertencer a uma Igreja é uma escolha individual, que não pode colidir com as escolhas e liberdades individuais.


Artigo 10.º da constituição de angola
(Estado laico)


1. A República de Angola é um Estado laico, havendo separação entre o Estado e as igrejas, nos termos da lei.
2. O Estado reconhece e respeita as diferentes confissões religiosas, as quais são livres na sua organização e no exercício das suas actividades, desde que as mesmas se conformem à Constituição e às leis da República de Angola.
3. O Estado protege as igrejas e as confissões religiosas, bem como os seus lugares e objectos de culto, desde que não atentem contra a Constituição e a ordem pública e se conformem com a Constituição e a lei.

Artigo 27.º e 48.º
(Regime dos direitos, liberdades e garantias)

O regime jurídico dos direitos, liberdades e garantias enunciados neste capítulo são aplicáveis aos direitos, liberdades e garantias e aos direitos fundamentais de natureza análoga estabelecidos na Constituição, consagrados por lei ou por convenção internacional.


O PROCESSO POLITICO LUNDA TCHOKWE, É DE TODOS OS FILHOS LUNDAS, ESTEJAM ELES NAS IGREJAS OU NO GOVERNO; NA POLICIA OU NAS FORÇAS ARMADAS, É UM PROCESSO INCLUSSIVO NÃO EXCLUI NINGUÉM.



O  Presidente José Eduardo dos Santos, deve sem mais demora abrir a porta ao diálogo e  consequentemente o restabelecimento da Autonomia Lunda Tchokwe ao invês de procurar subterfugios que em nada vale.