quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

DENÚNCIA: FAAs, POLICIA DA GUARDA FRONTEIRA E DE INTERVENÇÃO RÁPIDA ESPALHADAS NAS MATAS NA LUNDA TCHOKWE A PROCURA DE FANTASMAS DO PROTECTORADO COM ORDENS PARA MATAR

DENÚNCIA: FAAs, POLICIA DA GUARDA FRONTEIRA E DE INTERVENÇÃO RÁPIDA ESPALHADAS NAS MATAS NA LUNDA TCHOKWE  A PROCURA DE FANTASMAS DO PROTECTORADO COM ORDENS PARA MATAR


Fonte bem colocada das FAA, denúncia, a presença massiva de forças militares, da Policia da Guarda Fronteira, Intervenção Rápida PIR e agentes de segurança de empresas mineiras BIKUAR nas matas, sobretudo na região de Xá Muteba, Cafunfo e Cuango, em localidades como Vuka, Ngongangola e outras zonas de Capenda Camulemba.


De acordo com a fonte, estas forças espalhadas nas matas, têm falsas informações provenientes do Estado Maior General das FAA em Luanda, segundo as quais, o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe tem planos para sabotar minas de exploração de diamantes naquela região.


Mais uma manobra do regime tiranico e colonizador do Presidente José Eduardo dos Santos contra o povo Lunda Tchokwe subjugado há 40 anos para cá.


O Movimento do Protectorado, não é um “Bando” de deliquentes em busca de confusão sobre o resgate do direito natural do povo Lunda Tchokwe, o nosso jogo é limpo e aberto, transparente como água, branca como neve, aqui não há lugar para sujedade.


A fonte das FAA disse que estão orientados de, se por acaso aparecessem pessoas ou tais ditos fantasmas do Protectorado a sabotar as ditas minas, pertença maioritariamente a Generais e a família do Presidente, essa seria a maior oportunidade do regime do Presidente José Eduardo dos Santos para masacrar o povo Tchokwe, a partir das minas até as aldeias, foi por esta orientação superior de matar o povo que fez com que a nossa fonte denunciasse.


A fonte chama atenção do cuidado que as populações locais  devem ter nos proximos tempos, a segurança da “BIKUAR”, tem a partir de momento ordens expressas para matar qualquer garimpeiro nas zonas da sua circunscrição com a justificação de que se trata de elementos afectos ao Movimento do Protectorado que querem sabotar as minas, e tem o dia 15 de Janeiro de 2017 para o inicio das operações.

Mais uma tentativa do Governo do Presidente José Eduardo dos Santos e do seu Partido o MPLA de acabar com as reivindicações na falta da capacidade de diálogo. Lembramos que em 1963, o MPLA matou cerca de 183 Crianças Tchokwes na localidade de Caripande. Eram crianças estudantes, vinham da escola a partir da fronteira com a Zambia, na localidade denominada Calombo, aldeia do “Muanangana Ndungo” sem esquecermos a brutalidade de Kambau e Jaribu em Calonda em 1995 e o desaparecimento de 174 cidadãos Lunda Tchokwe em Cafunfo no ano passado.


José Eduardo dos Santos ao ordenar matanças na Lunda Tchokwe, prova-se mais uma vez que a autodeterminação daquele território é um imperativo imediato, que se respeite o reconhecimento dos povos de estados da União Europeia que atráves da “EUROPEAN FREE ALLIANCE” uma agrupação de mais de 45 Partidos e Assocações em 2015 endereçaram uma carta ao Presidente Angolano, pedindo que reconhecesse o direito da Lunda, a cidade Alta em Luanda mantem-se silenciosa há mais de 24 meses.